João Pessoa – A Paraíba é o quarto estado do Nordeste com mais produtos e roteiros de turismo rural. Fica atrás somente de Pernambuco, Ceará e Bahia. Oferece, apenas na região do Brejo, mais de 40 atividades. No ranking mundial, segundo o Instituto de Desenvolvimento do Turismo (Idestur), o Brasil ocupa a quarta posição no segmento, que já é considerado como uma tendência mundial. Esses e outros dados serão apresentados na 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), a partir desta quinta-feira (30) até o sábado (1º), na sede da Federação de Indústrias da Paraíba (Fiep), em Campina Grande (PB).
O Sebrae na Paraíba promove há oito anos a Ruraltur, uma feira completa, que inclui eventos paralelos como passeios pelo estado. A programação inclui ainda uma rodada de negócios que começa nesta sexta-feira (31) e termina no sábado. A expectativa é que, no período de um ano, a iniciativa gere R$ 2 milhões em negócios. Cerca de 13 operadoras de turismo de todo o Brasil participarão do evento.
“Ainda é possível agendar mais empresas, pois mesmo durante a Ruraltur os interessados poderão se inscrever na rodada”, explixa a gestora de Turismo do Sebrae na Paraíba, Regina Amorim. Outra atividade da Ruraltur será o 3º Seminário Nordeste de Turismo Rural, na sexta e sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Palestras internacionais atrairão o público empreendedor da feira.
O representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Marco Ortega, abordará em palestra a Visão do agroturismo na América Latina e no Caribe. O IICA também enviou a palestrante Ena Harvey, da Costa Rica, para falar sobre as Redes de turismo rural culinário – sabores do Caribe. Do mesmo país, o especialista em Turismo Rural do IICA, Marvin Blanco, tratará sobre as Fazendas Rurais do México.
Estão previstas também visitas de cinco colégios à feira, com cerca de 600 alunos. Como um estímulo ao turismo de experiência, o evento terá ainda o Espaço Vivências, que mostrará atividades criativas com foco na Produção Associada ao Turismo. Outras atrações são os passeios turísticos, visitas técnicas e apresentações culturais. A Ruraltur espera atrair cerca de quatro mil visitantes, incluindo as caravanas empresariais.
Além da região do Brejo, a Paraíba apresenta outros exemplos de produtos turísticos, como o Rancho do Caju, localizado na cidade de Puxinanã, na região de Borborema; e a Casa de Cumpade, no distrito de Galante, em Campina Grande. Um dos itinerários criados para toda a cadeia produtiva rural foi o Roteiro Cariri, que envolve caminhadas, banhos e muita beleza natural. Um dos passeios mais procurados no território é o do lajedo Pai Mateus, na cidade de Cabaceiras.
Serviço:
8ª Ruraltur
30, 31 de agosto e 1º de setembro
Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), R. Manoel Gonçalves Guimarães 195, Campina Grande
Horário: Abertura no dia 30 (quinta) = 19h
Visitação da feira (30 e 31 de agosto) = 16h às 22h
Visitação da feira (1º de setembro) = 15h às 21h
Seminário (31 de agosto e 1º de setembro) = 8h às 12h e 14h às 18h
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias