X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Parceria ajuda confeitaria paranaense a planejar crescimento


Brasília – Biscoitos, bolos típicos, linguiça defumada, queijo, manteiga, broas, pães integrais e dez tipos de tortas doces e salgadas fazem parte do café colonial oferecido pela Confeitaria Kliewer, em Palmeira (PR). Além do cardápio saboroso das refeições alemãs, o empresário Hans Kliewer não abre mão da parceria com o Sebrae para aprimorar o estabelecimento e aproveitar as oportunidades geradas pela Copa do Mundo da FIFA 2014.

A confeitaria foi fundada há 21 anos por Hans, a esposa Gertrud e familiares na colônia de descendentes alemães Witmansur. Essa área de produção agropecuária em Palmeira representa um atrativo para o turista que busca a cultura e a gastronomia germânicas. O estabelecimento da família Kliewer opera com nove funcionários fixos e mais seis pessoas que trabalham como free lancers nos fins de semana.

Hans conta que o forte do movimento na confeitaria se dá de sexta-feira a domingo, quando recebe de cem a 200 clientes por dia. No resto da semana, o atendimento se restringe a viajantes e visitas agendadas. O proprietário conta que, em épocas mais movimentadas, como o Carnaval, 400 turistas chegam diariamente ao estabelecimento.

Preocupado em atender cada vez melhor seus clientes, Hans Kliewer buscou o apoio do Sebrae no Paraná. Ele lembra que o contato teve início a partir de uma série de palestras, há dez anos, para a cooperativa local de agricultores. “Na época, os consultores responsáveis por essas palestras recomendaram que se a gente quisesse apostar no turismo deveríamos procurar o Sebrae”, recorda.

Um grupo formado por artesãos, hoteleiros e donos de restaurantes foi a Curitiba para fazer contato com o Sebrae no Paraná. Hans revela que, desde então, houve mudanças profundas nas atitudes profissionais dele e de seus colegas. “Aprendemos sobre abertura de sites, a gerenciar a parte financeira e a fazer etiquetas. O Sebrae nos mostrou de que maneira atuar no dia a dia dos negócios”, elogia Hans.

Sebrae 2014

 A Confeitaria Kliewer é uma das empresas participantes do programa Sebrae 2014. A iniciativa ajuda os pequenos negócios a aproveitar melhor as oportunidades que podem aparecer com os turistas que virão ao país para o mundial de futebol. “Estamos sendo preparados para apresentarmos melhor o nosso empreendimento a eles”, conta o empreendedor.

Uma das inovações trazidas pelo Sebrae 2014, segundo Hans, está no corpo de funcionários poliglotas. Quem visita a confeitaria é atendido em português, espanhol, inglês e alemão. “Essa novidade contribuiu para aumentar nosso faturamento em 50%”, estima o proprietário.

Um dos próximos passos da parceria será promover encontros dos empresários com agências de viagem. “Gostaríamos de saber o que essas empresas estão pensando em oferecer aos turistas”, diz. Segundo Hans Kliewer, a proximidade da colônia com o Parque Nacional Vila Velha ajudará a trazer mais visitantes ao local.

O empresário acredita que o grande legado do campeonato será a possibilidade de apresentar o estado a milhares de pessoas vindas de outras partes do Brasil e do exterior. “O estado nos incentiva a recepcionar bem os torcedores. Queremos que eles venham até aqui para conhecer nossa cultura”, anuncia.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852 / 2107- 9104 / 3243-7851 / 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Confeitaria Kliewer – (42) 3254-1278

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot