X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Pequena empresa marca presença na área de petróleo e gás


 Rio de Janeiro – Produtos e processos de alta tecnologia desenvolvidos por pequenas empresas fluminenses para a área de petróleo e gás foram apresentados na Rio Pipeline –  encontro da indústria de dutos, promovido pela Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). O evento, que reuniu cerca de mil especialistas e mais de 130 empresas nacionais e internacionais, terminou nesta quinta-feira (22), no Rio de Janeiro.

Durante o encontro, oito pequenos empreendimentos ganharam um espaço nobre para exibir tecnologias inéditas. A oportunidade foi fruto de um convênio fechado entre o Sebrae no Rio de Janeiro e o Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), que tem como base o desenvolvimento e aprimoramento de produtos ou processos oriundos de pequenos negócios.

“O convênio encurta o caminho entre as descobertas feitas em laboratórios e o mercado. Empresas desse porte são de altíssima tecnologia e têm como diferencial a agilidade na resposta às demandas”, explica Maíra Campos, coordenadora dos projetos de Petróleo e Gás do Sebrae no Rio de Janeiro.

O trabalho em conjunto entre as duas instituições permite que o Cenpes apresente a tecnologia e o Sebrae identifique a empresa mais adequada para atender as necessidades solicitadas. Os empresários assumem o desafio de desenvolver o produto ou processo, a partir de sua própria expertise ou em parceria. A análise técnica é feita pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), parceira do projeto.

A Ativa Tecnologia & Desenvolvimento, empreendimento há apenas quatro anos no mercado, foi um dos participantes do evento. “Recebi a visita de muitos empresários que nem sabiam que o Brasil produzia equipamentos tão sofisticados. Um espaço como esse multiplica as chances de fazer novos clientes e parceiros no país e no exterior”, avalia o gerente de projetos da empresa, Daniel Camerini. A empresa desenvolveu dois produtos: um equipamento de inspeção por ultrassom capaz de operar em até três mil metros de profundidade, e o chamado Sistema Mensageiro, que pode dar alerta imediato em caso de vazamento.

“Montar o Pavilhão Tecnológico para que pequenos negócios pudessem mostrar seu potencial foi a ideia inovadora do evento”, ressaltou Byron Gonçalves, presidente do Comitê Técnico da Rio Pipeline.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo