Belo Horizonte – As pequenas indústrias do polo de móveis de Ubá, na zona da Mata de Minas Gerais, demoravam até 30 dias para entregar uma encomenda no Rio de Janeiro e São Paulo. Empresas mais distantes, como as gaúchas, faziam a entrega mais rápido e conquistavam os principais mercados consumidores do Brasil. Para mudar essa realidade, o Sebrae em Minas Gerais, por meio de um projeto para reforço da competitividade, criou uma estratégia de logística. As empresas de Ubá, que antes agiam de forma individual – contratando caminhoneiros e investindo em frota própria –, passaram a realizar entregas conjuntas e diminuíram o tempo para até dois dias.
“Foram criadas Rotas regulares para Rio de Janeiro e São Paulo e o serviço foi terceirizado. Os moveleiros de Ubá transferiram o transporte para quem possui expertise nesse ramo e puderam direcionar esforços a outras questões gerenciais, como desenvolvimento de produtos”, explica a analista do Sebrae em Minas Gerais, Eliane Rosignoli.
Segundo o diretor da Palmeira Móveis, Robério Teixeira, o novo sistema logístico significou mais do que redução do tempo de entrega: aumentou a rotatividade de produtos, esvaziou estoques e agradou clientes. “Muitas vezes, para não perder mercado, nosso caminhão percorreu vários quilômetros com um terço da lotação. O custo de transporte comia o lucro. Não precisamos esperar outros pedidos para fazer as entregas. A empresa terceirizada transporta os móveis de todas as fábricas”, conta.
As rotas para o Rio de Janeiro e São Paulo saem diariamente. Mais de 60 empresas já participam da iniciativa.
Serviço:
Sebrae em Minas Gerais: (31) 3379-9275/9726
www.mg.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
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