X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

PLC 77/11 pode ir a plenário na próxima semana


 Brasília – O Projeto de Lei Complementar (PLC) 77/11, que modifica a lei do Supersimples (Lei Complementar 123/06), pode ser incluído na pauta do plenário do Senado na próxima semana, se aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A previsão é de que a CAE vote o PLC na próxima terça-feira (27).

A hipótese de votação pelo plenário nos próximos dias foi cogitada pelo presidente do Senado, José Sarney. Ele se reuniu no final da manhã desta quinta-feira (22) com o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, com lideranças empresariais e integrantes da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso Nacional. O grupo foi pedir o apoio de Sarney para aprovação do projeto. Na visão do relator do PLC, senador José Pimentel, se o projeto for aprovado ainda este mês, tem chance de ser sancionado até 5 de outubro, Dia da Micro e Pequena Empresa.

Na reunião, Luiz Barretto destacou a importância das mudanças na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, principalmente o ajuste no limite da receita bruta anual dos empreendimentos que fazem parte do Simples Nacional. “O regime do Supersimples significa um ganho tributário em torno de 40%. E, ampliando as faixas, mais de 500 mil empresas vão poder usufruir desse novo sistema e haverá estímulo ao crescimento, já que as empresas estavam no teto, escondendo suas arrecadações para manter o mesmo status”, ressaltou o presidente do Sebrae.  

Barretto enfatizou a importância estratégica dos micro e pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e para a geração de emprego no país, além dos incentivos à formalização. “Em 2008 e 2009, esse foi o setor que segurou a crise, que mais gerou empregos. Hoje temos mais de 1,5 milhão de empreendedores individuais formalizados. O governo federal  baixou impostos e tenho certeza de que o legislativo também vai contribuir para essa nova visão de Brasil, onde o empreendedorismo tem um espaço fundamental”, completou.

Durante o encontro, o presidente do Senado explicou que a pauta do Plenário está trancada, mas logo que estiver liberada o projeto será uma das prioridades. “Podem ficar tranquilos porque, da minha parte, estamos juntos”, disse. Sarney vai estudar a possibilidade de incluir o projeto em sessão extraordinária do Senado. De acordo com o senador José Pimentel, o pedido é possível porque se trata de projeto de lei complementar à Constituição Federal.  

O PLC ajusta de R$ 36 mil para R$ 60 mil o teto da receita bruta anual do Empreendedor Individual, permite que as empresas do Simples Nacional possam exportar até o dobro do seu faturamento anual e admite parcelar em até 60 meses os débitos das empresas do sistema. Atualmente, mais de 500 mil empresas estão devendo à Receita Federal e correm risco de exclusão.  O parcelamento de débitos é uma das medidas que passam a vigorar já em 2011, caso o projeto seja aprovado e sancionado este ano. “Hoje quando o micro e o pequeno negócio atrasa dois meses sem recolher os tributos ele é excluído desse sistema diferenciado e sua carga tributária aumenta muito”, explica o relator José Pimentel.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9110/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot