X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

595072-970×600-1
Política e Economia

A vez da direita por Flávio Gordon

Antropólogo critica visão da esquerda sobre fenômeno eleitoral de Jair Bolsonaro.


“Porque meia dúzia de gafanhotos sob uma samambaia fazem o campo tinir com seu inoportuno zumbido, ao passo que milhares de cabeças de gado repousando à sombra do carvalho inglês ruminam em silêncio, por favor, não vá imaginar que aqueles que fazem barulho são os únicos habitantes do campo; ou que, logicamente, são maiores em número; ou ainda que signifiquem mais do que um pequeno grupo de insetos efêmeros, secos, magros, saltitantes, espalhafatosos e inoportunos”.

– Edmund Burke (1729-1797)

“A candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência da República é uma ameaça à democracia” – vocifera a esquerda brasileira em peso, não apenas a político-partidária, mas também a cultural. Aquartelada nas cátedras e bancos universitários, nas redações e nos estúdios, nas telas e nos palcos, esta última age como caixa de ressonância do PT e seus partidos-satélite, fazendo soar o alarme contra “o fascismo” (conforme a velha tradição comunista), e gerando nos espíritos mais suscetíveis a dúvida atroz: haveria algo de concreto nesse grito de alerta? Pretendo, neste artigo, responder ao questionamento. Antes, porém, segue uma breve anedota, a fim de melhor contextualizar o fenômeno político Bolsonaro e o tsunami conservador que ora arrasta a esquerda como se ela fora um novelo de lã.

Era noite de Sexta-feira da Paixão. Ao sair de um prédio na rua Barata Ribeiro, Copacabana, um espetáculo inusitado me fez estancar à beira da calçada. Amansando o burburinho boêmio tal qual um encantador de serpentes, a procissão marchava silenciosa diante dos olhares lânguidos nos botequins, recordando o martírio de Nosso Senhor Jesus Cristo. Cortando o silêncio reverente, apenas o som do bumbo ditava o ritmo dos procissantes – gente velha e gente moça; rica e pobre; preta, branca, amarela e escarlate, reunida num corpo comum que política identitária alguma conseguiria debilitar.

Quem ali desfilava era um país sub-representado, cristão e conservador, invisível ao radar da classe falante. Abaixo da crosta superficial em que se agita boa parte dos autoproclamados progressistas – gente para quem “os grupos de família no WhatsApp são uma ameaça à democracia” (sic) –, havia uma espécie de magma cultural buscando brechas por onde irromper. É esse Brasil que, pulsando resiliente qual o bumbo da procissão católica, deverá no próximo domingo, por meio do voto soberano, abafar o falatório impotente dos bem pensantes de esquerda.

Durante a Nova República, e particularmente nas duas últimas décadas, o Brasil viveu uma democracia claudicante e disfuncional, cujos mecanismos formais, no papel tão virtuosos, jamais garantiram um exercício pleno da representatividade. Em termos culturais, vimos o surgimento de um abismo intransponível entre um povo conservador e uma intelligentsia ultraprogressista hostil aos seus gostos e valores. Em termos político-partidários, tivemos a divisão do poder entre PSDB e PT, dois partidos ideologicamente de esquerda (um socialdemocrata e um socialista), com a mesma origem intelectual e, exceto por divergências pontuais referentes a política econômica, a mesma visão progressista de mundo. Por muitos anos, o eleitorado de direita se viu obrigado a votar nos tucanos, cuja oposição tímida ao PT se fez sempre acompanhar da recusa veemente ao rótulo de ‘direita’ que o campo lulopetista lhes outorgava. “Para a direita não adianta me empurrar que eu não vou” – foi a declaração-síntese desse espírito, proferida pelo candidato de oposição ao PT no pleito de 2014 (o que não impediu, é claro, que também ele e seus eleitores fossem chamados de ‘fascistas’).

Apoiador de Jair Bolsonaro em protesto a seu favor, no Rio de Janeiro Foto: Nelson Almeida NELSON ALMEIDA / AFP

Apoiador de Jair Bolsonaro em protesto a seu favor, no Rio de Janeiro Foto: Nelson Almeida NELSON ALMEIDA / AFP

Em 2010, essa disputa política manca, inexistente nas grandes democracias do mundo, foi celebrada por Lula: “Não vamos ter um candidato de direita na campanha. Não é fantástico isso?”. E muitos formadores de opinião no Brasil pareceram concordar: “Sim, é fantástico”. Em 2 de outubro de 2002, na iminência de sua primeira eleição presidencial, o mesmo Lula confessara ao jornal francês Le Monde, em matéria não traduzida e jamais repercutida pela imprensa brasileira: “a eleição é uma farsa pela qual é preciso passar para se chegar ao poder”. A confissão condiz com a fala recente de José Dirceu, segundo a qual o importante não é vencer eleições, mas tomar o poder, revelando o sempiterno desprezo lulopetista pela democracia, concebida de maneira apenas instrumental e “estratégica” (assim ela é descrita num dos vídeos-propaganda do 3º Congresso do partido). Esse cálculo maquiavélico se materializou no aparelhamento da cultura e da educação, traduzido em campanhas de tipo stalinista contra críticos e dissidentes, e no assalto ao Estado, consagrado na cleptocracia que a Operação Lava Jato começou a desmontar. Em tal esquema, a corrupção serviu de ferramenta para a construção de um projeto totalitário de perpetuação no poder, cujo alcance transnacional se revelou na parceria com ditaduras socialistas latinoamericanas indecorosamente ligadas ao narcotráfico e ao terrorismo.

Para uma grande parcela da sociedade, a candidatura de Jair Bolsonaro representa a rejeição dessa situação aberrante e, ela sim, antidemocrática. Diferente do que se passa com o campo lulopetista, os eleitores do capitão reformado do Exército não demonstram qualquer predisposição a lhe dar um cheque em branco, mas parecem ter perdido a paciência com quem os assalta e ainda os acusa de ‘fascistas’ pela ousadia de reclamar. Preocupações quanto à qualidade de um possível governo Bolsonaro são legítimas, bem como críticas aos eventuais arroubos autoritários de alguns de seus correligionários. Mas tratar a sua candidatura como ameaça à democracia é um desrespeito aos mais de 50 milhões de brasileiros que optaram por ela. É, sobretudo, atitude histriônica e desonesta, que mascara um desejo velado de se aferrar ao poder, da parte do grupo político que, na história recente, mais atentou contra as instituições e o estado de direito, sob o silêncio cúmplice dos democratas de ocasião.

Flávio Gordon é doutor em antropologia social pela UFRJ, colunista da Gazeta do Povo e autor do livro A Corrupção da Inteligência (Record, 2017)

Publicado na ÉPOCA


Also published on Medium.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot