X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

EXCLUSIVO DIRETO DA FONTE
Política e Economia

[NOVO] Livro traz receitas para um Brasil mais liberal

Novo livro diz que a elite tem responsabilidade por atual crise do País, ao apoiar populismo para obter vantagens

O cientista político Luiz Felipe d’Avila no lançamento de seu novo livro.

No momento em que o Brasil atravessa uma das maiores crises de sua história, com reflexos nos campos político, econômico, social e moral, um novo livro se propõe a jogar luz na escuridão. Trata-se de 10 mandamentos: do País que somos para o Brasil que Queremos, do cientista político Luiz Felipe d’Avila, lançado num concorrido evento realizado no início de maio, em São Paulo, com as presenças do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador paulista Geraldo Alckmin e do empresário Abílio Diniz, sogro do autor, entre outras figuras carimbadas.

No livro, d’Avila – que é presidente do Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização voltada à melhoria da gestão governamental, e um dos poucos entre seus pares a não rezar pela cartilha marxista – não faz apenas uma rica análise das razões que teriam nos levado ao atual quadro de desalento. Ele também aponta, com argumentação consistente, as possíveis soluções para tirar o País da crise – os seus 10 mandamentos.

LIVRO

Livro ’10 mandamentos: do País que somos para o Brasil que Queremos’ (Topbooks), do cientista político Luiz Felipe d’Avila Foto: REPRODUÇÃO

Entre elas, destacam-se a adoção do parlamentarismo como sistema de governo, de um federalismo efetivo, que vá além das formalidades legais, e de uma economia de mercado para valer, em substituição ao capitalismo de Estado predominante hoje. Também fazem parte de sua lista de propostas o resgate da “virtude” da política e o investimento prioritário em educação – uma área capturada, em sua visão, pelos “interesses corporativistas” dos professores, em prejuízo do aprendizado dos alunos.

Em busca das raízes para o viés antiliberal que prevalece no pensamento político e econômico nacional, d’Avila mergulha nas narrativas do passado, produzidas pelo sociólogo Gilberto Freyre e pelos historiadores Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Júnior e Oliveira Viana, autores de obras clássicas sobre a formação do Brasil.

Sérgio Buarque de Holanda ajuda a conhecer melhor as origens do capitalismo de compadrio praticado no País.

Sérgio Buarque de Holanda ajuda a conhecer melhor as origens do capitalismo de compadrio praticado no País Click To Tweet

Segundo ele, Holanda ajuda a conhecer melhor as origens do capitalismo de compadrio praticado no País, a partir de sua análise sobre o papel do personalismo em nossa cultura. Freyre contribui para explicar a impunidade dos poderosos e a concessão de privilégios a diversos grupos sociais, ao traçar o perfil e avaliar a influência dos senhores de engenho.

Mas foram Caio Prado, pela esquerda, e Oliveira Viana, pela direita, com suas ideias em defesa de um Estado forte, centralizador e autoritário, que deram sustentação teórica ao sentimento antiliberal que persiste até hoje, por meio do populismo, do nacional-desenvolvimentismo, do protecionismo e do patrimonialismo estatal.

A adoção desse modelo, de acordo com d’Avila, não teria sido possível sem o apoio da elite política, empresarial, artística e cultural do País, interessada na obtenção de vantagens oficiais. Isso se confirmou nos governos Lula e Dilma, responsáveis pela concessão de bilhões de reais em créditos subsidiados, isenções fiscais, ajudas setoriais e reservas de mercado.

D’Avila afirma no livro que a mudança de mentalidade, de atitude e de comportamento da elite brasileira é um dos maiores entraves para o País mudar de rumo e seguir um caminho mais promissor. Mas ele acredita que a nova geração de brasileiros, que valoriza mais a liberdade de escolha, deverá limitar cada vez mais o raio de ação do governo e aumentar o poder e a autonomia do cidadão. Seria uma mudança mais que bem-vinda.

_

José Fucs no O Estado de São Paulo

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot