X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

brasil crise
Política e Economia

Por que o Brasil é um país retrógrado e subdesenvolvido?

O desprezo do estado pelo empreendedorismo explica muito sobre o atraso e o retrocesso do Brasil.


O estado não pode produzir prosperidade, o indivíduo, sim. Sociedades que compreenderam esta premissa básica do progresso representam a diferença entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Há tempos ouvimos professores de história repetirem o falacioso argumento de que o Brasil é um país miserável e atrasado porque aqui os portugueses realizaram a tal “colonização de exploração”, enquanto os Estados Unidos tornou-se um país desenvolvido porque lá os britânicos realizaram a tal “colonização de povoamento”. Pura falta de lógica. Os Estados Unidos tornou-se um país desenvolvido porque lá a liberdade – e uma rejeição sistemática pela intervenção do estado – foi difundida como o maior valor a que um indivíduo pode aspirar, enquanto no Brasil criou-se uma cultura servil e escravagista de que o estado deve tutelar a vida do indivíduo em todos os aspectos de sua vida, sobretudo na economia.

Esta foi a mentalidade que contribuiu para que cento e cinquenta empresas estatais fossem criadas no Brasil – sob o demagógico pretexto de proteção à soberania e aos interesses nacionais – gerando monopólios oligárquicos e clientelistas que enriquecem apenas um abastado grupo de indivíduos no poder, enquanto empobrece o resto da sociedade. Conforme o estado foi expandindo o seu aparato de poder em benefício de um pequeno grupo, a miséria, a pobreza e o subdesenvolvimento foram crescendo proporcionalmente.

Todos os problemas que temos hoje no Brasil tem sua raiz no estado. Por que países como Chile, Suíça, Luxemburgo e Nova Zelândia são desenvolvidos? Porque lá o estado é pequeno, e não possui poderes plenipotenciários sobre a sociedade. Para um empreendedor registrar uma empresa no Chile, ele precisa de apenas um dia, e o processo é gratuito. Para efetuar o registro de uma empresa na Nova Zelândia, o processo é ainda mais simples e rápido: leva apenas três horas, tudo pode ser feito online – sem que o indivíduo tenha que sair de casa – e toda a tramitação também é gratuita. No Brasil, por outro lado, são necessários quase três meses, o seu valor é exorbitante, podendo custar até dois mil reais, e o empreendedor desperdiça muito do tempo em que poderia e deveria estar sendo efetivamente produtivo em cartórios, repartições públicas e escritórios de contabilidade. Você percebe a diferença?

Quando o estado não coloca obstáculos ao empreendedorismo, evidentemente, um país se desenvolverá de forma coesa e consistente. Em países como Chile e Nova Zelândia, é fácil criar empresas, e isso é feito a todo momento. Consequentemente, muitos empregos são gerados, muitos negócios são realizados e a produtividade destes países é muito alta. Em um país tão hostil ao empreendedorismo como o Brasil, por outro lado, em virtude das enormes dificuldades impostas pelo estado, não é à toa que vemos uma quantidade ínfima de empreendedores dispostos a se arriscar, comparado com o que poderíamos ter, caso vivêssemos em um ambiente mercadológico mais salutar. Como o retorno financeiro é pequeno e as despesas são muito elevadas, dedicados empreendedores decidem simplesmente virar empregados em uma grande empresa, ou mudam de país, levando seu talento inovador e seu capital consigo. Em função do exacerbado estatismo, o desenvolvimento e o progresso do Brasil ficaram irremediavelmente comprometidos.

Infelizmente, isto é herança da depravada cultura de que o estado deve tutelar o individuo em tudo, e que começou a eclodir com força durante a era do ditador desenvolvimentista Getúlio Vargas, que criou muitas das estatais que existem hoje no Brasil, como a Petrobrás e a Eletrobrás. Sem dúvida nenhuma, ele plantou a semente do atraso que comprometeu sobremaneira todas as possibilidades de desenvolvimento de nosso país.

Será que é muito tarde para combater esta mentalidade, e fazer do empreendedorismo o eixo axial do progresso? Será que é possível reverter esta perniciosa e deplorável mentalidade que tenta transmitir à sociedade a falsa mensagem de que o capitalismo – a livre e espontânea troca de produtos e serviços mutuamente acordados entre duas pessoas – é ruim? Não gosto de parecer pessimista, mas acredito que, no Brasil, as chances ainda são pequenas.

Evidentemente, no entanto, não podemos bancar os derrotistas e abandonar a luta. Difundir o capitalismo e o empreendedorismo como armas indispensáveis na árdua batalha contra a escravidão do estatismo é um artifício que não podemos nos dar o luxo de dispensar. Afinal, o estado regulador deve ser exposto como o grande anátema que é: a causa do retrocesso, do subdesenvolvimento, da miséria, da pobreza e da escassez, que torna tudo mais difícil, conforme se expande e toma o controle de absolutamente tudo, na sua capciosa e mordaz tarefa de dilacerar a produtividade, a criatividade e a prosperidade do indivíduo. Apenas estando livres dos deploráveis grilhões escravagistas do estado podemos contemplar alguma possibilidade de futuro.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot