X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Premiação dá visibilidade a temas importantes, diz repórter


Brasília – O que motiva um repórter a contar histórias? Para Marcelo Canellas, da TV Globo, vencedor do Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo em 2011, significa muito mais do que conseguir uma estante cheia de troféus. Canellas vê nas competições a possibilidade de trazer assuntos importantes novamente à pauta do dia, provocando reflexões e debate de outros temas relacionados.

Para o jornalista, a identificação de uma pauta passa pela capacidade de observação. “Se vejo algo nas ruas que tenha relevância e interesse público, tanto pelo lado bom quanto pelo ruim, acredito que seja substância noticiosa. É justo que vire reportagem. E é isso que me pauta: o interesse como pessoa”, revela.

Na opinião de Marcelo Canellas, para se contar uma história interessante é fundamental se envolver com a realidade que se quer mostrar e utilizar as ferramentas do jornalismo para tornar o assunto de interesse do leitor, ouvinte ou telespectador. “A televisão possui certa vantagem em relação aos outros meios, porque temos infinita gama de elementos narrativos a nossa disposição, como imagem, som, entrevista e participação do repórter. Só nos cabe utilizar a criatividade para atrair a atenção de quem nos assiste”, observa.

Motivação

Ao se referir aos prêmios que já conquistou, Canellas diz que são consequências de um trabalho realizado com qualidade. “Nunca produzi uma matéria visando prêmios. Por outro lado, acho muito bom ser reconhecido, porque motiva a equipe. Na TV, o trabalho é coletivo. Além disso, é uma maneira de a reportagem continuar. Quando ela recebe um prêmio, parece que o tema volta à pauta do dia”, diz.

Segundo Canellas, a imprensa pode dar visibilidade a iniciativas criativas dos brasileiros. “Já cansei de ver um oásis de criatividade no meio de uma situação muito adversa, em lugares totalmente miseráveis. Aí entra o jornalista, com uma ação multiplicadora, que conta essa história e todo mundo fica sabendo”, afirma. Para ele, uma boa reportagem deve ter conteúdo de interesse público, ser bem narrada e possuir comprometimento ético com a realidade brasileira.

As inscrições para o Prêmio Sebrae de Jornalismo vão até o dia 31 de janeiro

Serviço

Informações para a imprensa

Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976
Kelly Valente – [email protected] – 9333-5930
Regina Trindade – [email protected]

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo