X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Premiação reconhece empreendedorismo feminino


Brasília – A nona edição da etapa distrital do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios foi marcada por histórias de empreendedoras ousadas, que enfrentaram o preconceito e alcançaram sucesso ao desenvolver atividades essencialmente masculinas.

Na categoria Pequenos Negócios, o troféu ficou com Agda Oliver, proprietária da oficina Meu Mecânico, em Ceilândia, voltada para o público feminino. Já Rosana Alves Okada, que venceu na categoria microempreendedora individual, não se intimidou mediante a tradição de apenas homens produzirem sushis no Japão. Aprendeu o ofício durante os anos que viveu no Oriente, tornou-se sushiwoman e hoje é caso de sucesso do empreendedorismo local. Na categoria Negócios Coletivos a vencedora foi a Associação Arte Candanga, representada pela presidente Maria Aparecida Brandão Xavier. As três campeãs foram agraciadas com troféus, vale-cursos e o direito de utilizar um selo que comprova o sucesso na premiação. Além disso, participarão da etapa nacional do prêmio, em março de 2013.

Esta foi a primeira edição com a participação de microempreendedoras individuais em uma categoria específica voltada para esse público. Ao todo foram 220 inscritas, um crescimento de quase 90% em relação ao ano anterior, quando 117 mulheres participaram.

A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na sede do Sebrae no Distrito Federal na quarta-feira (5) e contou com a presença das dez finalistas, que receberam uma placa de reconhecimento. A premiação é promovida pelo Sebrae em parceria com a Secretaria de Política para Mulheres, a Federação das Associações Comerciais de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil, e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

“A participação de microempreendedores individuais na premiação representa um grande salto em razão de todo o esforço realizado pelo Sebrae para formalizar trabalhadores”, explicou o gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae no Distrito Federal, Ary Ferreira Júnior. O gerente lembrou que, nos últimos cinco anos, a região conquistou a prata na etapa nacional, o que comprova que as empresárias locais ocupam espaço de destaque frente aos outros estados.

A gestora do prêmio do Sebrae no Distrito Federal, Adrianne Rocha, afirmou que outra novidade em 2012 foi a inclusão de um questionário para identificar o perfil empreendedor das candidatas. “Essa nova ferramenta estimula o potencial das participantes e reconhece comportamentos empreendedores para que percebam quais os pontos fortes e fracos e, assim, possam aprimorar a gestão dos negócios. É uma chance de se autoavaliarem”.

Empreendedorismo feminino

Para o superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, o prêmio ajuda a despertar o empreendedorismo feminino no Distrito Federal. “Além de desempenhar várias funções em casa, são empresárias que geram emprego e renda”.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é realizado desde 2004 e já premiou quase 20 empreendedoras apenas no Distrito Federal. Os melhores relatos são utilizados, em todo o Brasil, como ferramenta educacional e motivacional para outras mulheres que desejam ser empresárias e abrir o próprio negócio.

Serviço:
Twitter: @sebraenodf
Facebook: Sebrae no DF
Informações para a imprensa
Natália Kenupp – [email protected] – 9115-5976

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot