X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O excesso de informação está atrapalhando você?


Você está com excesso de informação quando sabe onde encontrá-la ou até mesmo já a tem em mãos, mas não aplica nada com eficiência. Você não coloca a mão na massa. Quantas técnicas de SEO e de Divulgação você conhece e ainda não aplicou? E a produtividade, como fica? Confira este post para ter uma pequena luz sobre o assunto.

Há muitos meses que venho acompanhando conversas na blogosfera inglesa ao redor de um problema que cresce diariamente na web: o excesso de informação. Isto pode atrapalhar a vida de muitos que querem entrar na blogosfera com qualidade e acabam por manterem-se “parados”, porque têm tudo ao seu redor, mas não conseguem seguir os passos corretamente.

febba excesso

Saber e não aplicar

O excesso de informação ataca a mente de quem está sofrendo com este problema. Muitos novos blogueiros e até mesmo alguns que já mantêm um contato relativamente grande com os blogs de qualidade vêm me perguntar diariamente onde é que aprendi sobre marketing digital, mobile learning entre outros assuntos.

É claro que, como sou paciente, reservo uma atenção um pouco maior do que a usual para estas pessoas. Afinal, são meus leitores e, se me perguntam, é porque têm dúvidas e acham que eu posso respondê-las.  É aí que o excesso de informação, a meu ver, começa a dominar o ambiente psicológico destas pessoas: elas têm informação de qualidade às mãos, mas leram tanto que já desistiram de captar o interessante.

Informação não é o suficiente

Se você lê um post que pode lhe ensinar a ganhar $300 por dia com o AdSense, como aquele do Custodio ou outros semelhantes, pode pensar: “Caramba, é agora que eu começo a ganhar dinheiro online!”. Eu mesmo senti isto quando terminei de ler o artigo.

O grande problema é que, antes de pensar que irá ganhar dinheiro online, você precisa merecê-lo. Ultimamente, eu ando seguindo na minha rotina a ideia de que se você se esforça, certamente ganhará o que deseja. Em outras palavras, não existe informação nenhuma que irá lhe fazer ganhar um dinheiro e atingir o sucesso em seu blog, e sim a aplicação dela dentro de sua rotina e como parte de um processo que terá de ser trabalhado constantemente.

Assim, você pode conhecer inúmeras técnicas de marketing, ter lido vários eBooks sobre marketing pessoal, digital etc., acompanhar blogs e sites da área todos os dias e, mesmo assim, estar na estaca zero, porque: Quanto mais você lê, menos você aplica.

Isto é uma constante até mesmo na minha vida de blogueiro: em determinados momentos, temos tudo o que precisamos: informações frescas de quais novos passos precisamos tomar no momento, em quais novos lugares devemos divulgar e quais novas técnicas devemos aplicar. O problema é que, mesmo com tudo isto em mãos, parece que precisamos ter mais certeza ainda de que iremos aplicar tudo com 100% de sucesso ou, quando pensamos em começar, sentimos um grande desânimo ou uma preguiça gigante.

Isto é um grande erro, pois ao passo que você perde tempo lendo, poderia estar aplicando o que conhece mas ainda não aplicou. Um exemplo bem rápido: quantas técnicas de SEO você conhece que ainda não foram aplicadas em seu blog? Que tal começar a aplicar pelo menos uma delas hoje mesmo?

5 Dicas rápidas para fugir desse excesso

  • Estabeleça uma lista com as pendências em sua vida e passe a diminuí-la sempre que puder.
  • Para cada novo post ou artigo informativo que ler, separe uma pausa de alguns minutos para captar algo de realmente produtivo que você tenha aprendido com ele.
  • Se você não captou nada de novo, este deve ser o momento de procurar algum blog mais original ou ler outros artigos do mesmo.
  • Depois, aplique pelo menos parte do que aprendeu, ou coloque isto em uma lista para aplicar mais tarde.

Diminua o número de blogs cadastrados em seus Feeds

O excesso de informação te transformará num inválido, se você não fizer nada! Pare de procurar por mais e mais informação, pois você já tem o suficiente. Se não tem, basta procurar no arquivos dos blogs que você já acompanha. Depois, comece a aplicá-las, ou pelo menos correr atrás de informação eficiente e decente, aquela que lhe renderá alguma coisa. Depois de aplicar tudo o que conhece de bom, e só depois disso é que você voltará a ler outros .

E você, acha que o excesso de informação realmente existe? Ele já tomou conta de você nalgum momento? Fale um pouco mais sobre isto conosco!

E-book

febba blogmarketingdigital d qjIDKrITs

febba fBwUUcFdBdg

Via RSS de Blog Marketing Digital 2.0

Leia em Blog Marketing Digital 2.0

Comente este artigo

Populares

Topo