X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Prêmio reconhece melhores em oito categorias e dois destaques


Brasília – As empresas vencedoras do MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas foram divulgadas na noite desta sexta-feira (23), em Brasília (confira aqui a matéria sobre a solenidade). O objetivo do prêmio é reconhecer o empenho de micro e pequenas empresas (MPE) na gestão de qualidade, com resultados consistentes, como o aumento da produtividade e da competitividade. O resultado final identifica as empresas que apresentaram as melhores práticas de gestão em oito categorias e dois destaques.

Confira abaixo, as empresas vitoriosas nos Destaques em Inovação e Responsabilidade Social e nas categorias Turismo, Serviços, Serviços de Tecnologia da Informação, Serviços de Saúde, Serviços de Educação, Agronegócio, Indústria, Comércio:

Destaque em Responsabilidade Social

A vencedora do Destaque em Responsabilidade Social é a Segvida, de Ponte Nova (MG). Presente no mercado há mais de 15 anos, a empresa atua também em cidades do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A Segvida investiu no aperfeiçoamento dos sistemas de controle interno e de gestão como meio para subsidiar a tomada de decisões nas áreas de Segurança e Saúde Ocupacional. Com a expansão iniciada no ano 2000, valores como a qualidade, inovação e produtividade com sustentabilidade passaram a ser o carro-chefe da empresa mineira, que aposta na construção de resultados a partir de uma relação de confiança com a equipe.

Destaque em Inovação

Desbancando negócios do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso, a Lacerta Consultoria Ambiental, de Salvador (BA), investiu em desenvolvimento de serviços mais refinados, com maior eficiência e menor custo. A empresa baiana passou a trabalhar o equilíbrio entre o teórico e o técnico para promover novos métodos no serviço de consultoria ambiental. Criada em 2004, a Lacerta foi selecionada na premiação de Melhores Práticas de Estágio entre Micro e Pequenas em 2007 a 2009 e por isso foi indicada pelo Ibama como a empresa com um dos melhores padrões de metodologia nos programas de estágio avaliados.

Categoria Turismo

O Hotel de Lençóis, de Lençóis (BA), venceu concorrentes do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O estabelecimento foi criado em 1982 e ajudou a colocar a Chapada Diamantina no mapa turístico nacional. Os proprietários promoveram a qualificação da mão de obra em seminários e treinamentos sobre qualidade. O Hotel Lençóis é detentor, desde 2010, do Certificado Sistema de Gestão de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e também foi vencedor do MPE Brasil em 2008.

Categoria Serviços

Selecionada na etapa estadual do Paraná, a Megasult, de Francisco Beltrão, destacou-se entre os concorrentes do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. Criada em 1996, a Megasul investiu na gestão participativa. Conquistou o apoio de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros para promover a constante melhoria dos seus processos. Depois de aderir ao Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), melhorou a imagem diante do público interno, clientes e da comunidade.

Categoria Serviços de Tecnologia da Informação

A Accion – Sistemas para Excelência em Gestão, de Maringá (PR) foi fundada no ano 2000 com foco no atendimento a clientes da indústria. Atualmente, está entre as empresas com maior índice de crescimento no setor. Depois de implantar o MEG, o empreendimento passou a investir maciçamente na capacitação dos colaboradores, com cursos acima de 200 horas ao ano. A empresa também faz pesquisas de opinião com os clientes para adequar os produtos às reais necessidades do mercado.

Categoria Serviços de Saúde

A Clínica Dr. Schuch Diagnóstico por Imagem, de Cachoeira do Sul (RS), foi criada em 2007 por médicos e membros do Colégio Brasileiro de Radiologia. Com o início da qualificação gerencial, iniciada em 2010, a clínica incluiu a responsabilidade socioambiental e a criação de lideranças internas entre suas diretrizes. Também criou estratégias para atender os clientes e mantê-los como foco principal da empresa. A empresa venceu outros concorrentes gaúchos e de São Paulo e Santa Catarina. A Schuch já venceu também o Troféu Top Of Mind do Rio Grande do Sul e é detentora do Selo de Qualidade do Colégio Brasileiro de Radiologia.

Categoria Agronegócios

A Agroindustrial Extrema se destacou por promover ações de qualificação e inovação na gestão do negócio. Criada em 2004 na cidade de Pureza, a 59 km de Natal (RN), a indústria foi considerada modelo, com alto padrão de fabricação de produtos, como a Cachaça Extrema, símbolo da empresa. Produz também uma linha completa de licores, além de investir na confecção de produtos orgânicos, certificados pelo Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD). Recentemente, o empreendimento aderiu à informatização para permitir que o consumidor possa acompanhar, via internet, o processo produtivo de cada garrafa na fábrica.

Categoria Comércio

Empresa de João Pessoa (PB), a Roval Farmácia de Manipulação investiu em capacidade de planejamento e controle para assegurar excelência e segurança nos processos que envolvem a manipulação dos medicamentos. Desde 2001, o empreendimento possui a certificação ISO 9001. Internamente, a farmácia promoveu a criação de um Comitê de Gestão para que fosse possível delegar e dar autonomia à equipe, de modo a visualizar resultados de forma mais satisfatória, elevando também a capacidade de planejamento do negócio.

Categoria Educação

A Escola Técnica Dama, de Canoinhas (SC), superou empresas do Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco, pela qualificação e adoção de uma nova cultura empresarial. O empreendimento foi criado em 1998 com o objetivo de oferecer formação profissional técnica nas áreas de ambiente, saúde e segurança; controle e processos industriais; gestão e negócios; entre outros. A partir de 2007, a escola passou a investir em novos métodos de gestão de qualidade para gerar novas oportunidades. A meta da empresa até 2015 é tornar-se referência em educação profissional no sul do Brasil.

Categoria Indústria

Fundada em 2004, a empresa paulista Supera Componentes se destacou pela melhoria contínua dos produtos e dos serviços oferecidos aos clientes. O empreendimento é especializado na fabricação de chicotes elétricos, cabos de bateria para aplicação veicular e em eletroeletrônicos. A Supera foi criada tendo como pilar a necessidade de estabelecer um Sistema de Gestão da Qualidade, de modo a agregar valor às operações. Adequada à norma NBR ISO 9001:2000, a empresa passou então a ser estruturada com procedimentos em conformidade com a norma de referência, recebendo, quatro meses depois do início das atividades, sua primeira certificação. Vislumbrando novos certificados de qualidade, a empresa espera alcançar selos na área de gestão ambiental e norma automotiva nos próximos meses.

 

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot