Curitiba – O grande desafio de Waldemar Niclevicz – o primeiro brasileiro a escalar o Monte Everest – como empresário foi acreditar em seu próprio potencial, em seu sonho e em seu empreendimento. Foi o que ele contou para uma platéia de cerca de 900 empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas na palestra “Conquiste o seu Everest”, na abertura da Semana da Pequena Empresa no Paraná.
O evento, promovido pelo Sebrae no Paraná, está na quinta edição e tem ações previstas em todo o estado, até sexta-feira (28). “Desde o início, quando notei que escalar montanhas era a carreira que eu queria seguir, percebi que, para ser bem-sucedido, teria que me profissionalizar de forma sistemática e estar atento às questões financeiras para que o negócio fosse sustentável”, frisou Niclevicz.
Ele iniciou a carreira como empreendedor com a criação de uma agência de viagens que organizava excursões para a Serra do Mar, no litoral do Paraná. Após oito anos no negócio, e já tendo chegado perto do Everest, em 1991, Niclevicz abre a Sagarmatha Produções. O propósito da nova empresa era auxiliá-lo na captação de patrocínio. “Entendi realmente o que era o cenário do alpinismo mundial e que meu sonho precisava se transformar em um produto. Então, fiz ações promocionais para atrair parceiros e atingir o objetivo”, destacou.
Para o empreendedor, com recursos corretos é muito mais fácil atingir as metas. Ele contou que hoje se ampara na experiência de profissionais de marketing e de comunicação para tomar algumas decisões. “Em minha carreira, aceitei toda a ajuda que me foi ofertada. E, assim como muitos empresários, permaneço no mercado, apesar dos problemas. Meu maior orgulho não é ser alpinista, mas ser um alpinista brasileiro”.
Analisando sua trajetória e conquistas, Niclevicz afirmou que a “montanha interna” é muito mais difícil de ser vencida que o obstáculo físico de pedra e gelo. “Para chegar ao alto da montanha é preciso ter força de vontade, foco, união, comprometimento, ousadia, visão de futuro, trabalho, responsabilidade e outras virtudes. Imprevistos fazem parte da caminhada até o cume e os empresários que superam esses desafios são verdadeiros alpinistas”, opinou.
Depois de ressaltar a importância das equipes em sua carreira, o palestrante desafiou a plateia a conquistar o “Everest interior”. “Quando alguém o convidar para escalar o Everest, aceite. Essa será a grande oportunidade da sua vida. Tenha comprometimento consigo mesmo e com a sua equipe. Só tome uma decisão quando tiver plena consciência de suas consequências”, aconselhou.
Empreendedorismo
Na opinião do diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Marcelo de Campos Costa, a Semana da Pequena Empresa é uma contribuição da entidade para minimizar um dos principais fatores que levam à mortalidade dos negócios: a falta de conhecimento.
De acordo com estudo sobre a Taxa de Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas no Brasil 2011, de cada quatro pequenos empreendimentos criados no Paraná, três em média sobrevivem e um fecha as portas após completar os dois primeiros anos. “Nesta Semana, nossa proposta é trazer conhecimento de alto nível de forma a motivar os empreendedores a refletir sobre seus negócios e a ampliar suas referências”, afirmou Allan Costa.
Instituída em 2006, a Semana da Pequena Empresa é, atualmente, um evento bianual que tem como objetivo divulgar a importância do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas, assim como apresentar e disseminar as soluções do Sebrae no Paraná.
A programação no estado prevê palestras-magnas também nas cidades de Maringá, Londrina (26), Pato Branco (27) e Cascavel (28).
Serviço
Savannah Ações em Comunicação – empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035-5669 ou (41) 9602-7541
Assessoria de Imprensa Sebrae PR
Regional Centro-Sul: Cleide de Paula
(41) 8814-1046 / 3035-5669
[email protected]
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias