Rio de Janeiro – Pague R$ 1 e leve um hambúrguer e um suco. Essa promoção rendeu resultados além dos esperados para a proprietária da Sueli Lanches. A oferta caiu no gosto das crianças e logo recebeu o apelido de Hambúrguer da Covardia. O nome ajudou a aumentar a freguesia dessa lanchonete na Cidade de Deus, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A estratégia de venda casada e com um preço bem abaixo da concorrência foi implantada depois que a empresária Sueli Pinheiro da Luz recebeu consultoria do Negócio a Negócio, programa do Sebrae no Rio de Janeiro que oferece atendimento gratuito a empreendedores individuais e microempresas por meio de visitas, diagnóstico, sugestão de melhorias e acompanhamento de atividades.
“Investir em promoção foi uma das orientações que recebi do técnico do Sebrae. As crianças sempre perguntavam o que poderiam comprar com R$ 1 na lanchonete e eu não tinha nada a oferecer. Então, me deu esse estalo. Quando você começa a aprender, uma ideia puxa a outra”, relata Sueli. Ela faz parte de um grupo de 600 comerciantes atendidos em 2011 pelo Sebrae no estado e que receberam um total de 1.800 visitas.
O sucesso da iniciativa logo teve reflexos no faturamento da empresa. O lucro aumentou cerca de 10% desde agosto do ano passado, quando Sueli se registrou como Empreendedora Individual, depois de três anos na informalidade. “Sonhava com o CNPJ e, quando o Empresa Bacana veio aqui, nem pensei duas vezes. Perdi o medo da fiscalização e decidi investir”, afirma a empreendedora. Empresa Bacana é um evento promovido pela prefeitura, em parceria com o Sebrae no Rio de Janeiro, que permite a concessão imediata do registro.
Incentivada pelos consultores do Sebrae, Sueli se preparou para dar uma guinada no negócio. Anotou todas as sugestões em um caderno e contou com a ajuda dos pais em uma pequena reforma na lanchonete. Substituiu o branco nas paredes pelo salmão, o que tornou o ambiente mais aconchegante. A geladeira foi deslocada para o lado oposto ao fogão, para que a clientela pudesse acompanhar o trabalho da cozinha, e as prateleiras foram reinstaladas na lateral, facilitando o manuseio dos ingredientes. “Fui aconselhada até a comprar um giroscópio para que os fregueses pudessem assistir à televisão, que antes era virada apenas para mim. Recebi nota 9,5 do consultor, que avaliou as modificações que fiz em apenas um mês”, orgulha-se.
Para Sueli, o maior sinal do seu sucesso é que a concorrência já começa também a oferecer o hambúrguer e o suco pelo mesmo preço. “Isso não me preocupa porque estou sempre inventando uma oferta nova. Sempre tive o sonho de ter um negócio próprio e ainda ganho mais do que quando trabalhava como vendedora de roupa”.
Serviço:
Sebrae no Rio de Janeiro: (21) 2212-7971
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias