X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Projeto Integrar facilita formalização


Brasília – O Sebrae assinou convênio com a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) para implantar o Projeto Integrar, que desburocratiza o registro de empresasem oito estados e no Distrito Federal. A iniciativa implanta a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que estabelece diretrizes para simplificar procedimentos e integrar órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo de abertura, funcionamento e baixa de empresas.

O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (18), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, e contou com a presença com diversas autoridades. A tecnologia foi desenvolvida em Minas Gerais. Com o acordo, será implementada no Distrito Federal e nos estados de Sergipe, Paraná, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, Pará e Paraíba. Os princípios da Redesim são compatibilizar e integrar procedimentos, evitar a duplicidade de exigências, garantir a linearidade do processo, oferecer entrada única para dados cadastrais e documentos, compartilhar informações entre os órgãos, entre outras medidas. Seu slogan é: “Quem circula é a informação e não o cidadão”.

Para Luiz Barretto, presidente do Sebrae, este é um passo significativo para diminuir a burocracia na abertura de empresas no Brasil. “É possível desburocratizar e simplificar para criar um ambiente favorável ao micro e pequeno empresário. O que nós pretendemos é que todo o brasileiro que queira desenvolver seu empreendimento e gerar emprego e renda tenha uma legislação adequada. Um exemplo é a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que possibilitou 2,7 milhões de formalizações em dois anos e meio, garantindo direitos e possibilidade de crescimento aos empreendedores”, destacou Barretto.

Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae, expôs um histórico da luta do Sebrae contra a burocracia, que já dura 16 anos e teve inicio com a criação da Central Fácil. “Isto representa um passo muito importante para a desburocratização e legalização de empresas no Brasil. É um conjunto de ações para tornar o ambiente de negócios mais simples”, afirmou.
Ângela Pace, presidente da Jucemg, enfatizou que o Sebrae complementa o trabalho das juntas e que o Projeto Integrar veio para fazer a diferença. “O desafio é imenso. Os 119 dias para abrir um negócio nos envergonha. Hoje, em Minas Gerais, em até oito dias se consegue abrir uma empresa”, garantiu.

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) foi representado no evento por João Elias Cardoso, diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC). Cardoso ressaltou que o Projeto Integrar é de extrema importância para modernizar e padronizar o trabalho dos órgãos envolvidos no registro mercantil. “Este programa há de ser um salto para o empreendedorismo no Brasil e ficará para as gerações futuras. Temos muita gratidão pelo serviço que o Sebrae realiza pelo nosso país”, destacou.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot