Brasília – O Sebrae lançou três documentos que identificam oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas (MPE) que praticam gestão sustentável e apontam as linhas de financiamento disponíveis no mercado financeiro para esses empreendimentos. É possível acessar o material apenas no ambiente virtual, por meio de endereço eletrônico no site da instituição.
As publicações foram apresentadas neste mês durante a Rio+20, a Conferência da Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. Foram produzidas pela Unidade de Acesso a Mercado e Serviço Financeiro (UAMSF). A analista do Sebrae Louise Machado explica que a opção pela edição virtual seguiu a tendência preservacionista. “Assim, evitamos o desperdício de papel”.
O primeiro documento tem o título Produção e Consumo Sustentáveis – Oportunidade e Diferencial Competitivo a Partir do Empreendedorismo Sustentável. Em 95 páginas, especialistas em economia verde, donos de micro e pequenas empresas e consumidores apresentam suas visões e experiências sobre boas práticas socioambientais em pequenos negócios.
Esse material mostra ainda o trabalho de quem investiu no conceito de produção ecológica e, com isso, conseguiu expandir a empresa. É o caso da Carbono Zero Courier, empreendimento de entrega expressa que utiliza somente bicicletas. Doze páginas são dedicadas à opinião dos consumidores a respeito do tema.
O segundo documento produzido pela UAMSF foi elaborado por meio da parceria entre o Sebrae e a Integrare, associação sem fins lucrativos dedicada à integração das MPE com grandes corporações. Práticas Sustentáveis nas Grandes Empresas e Suas Demandas para Micro e Pequenas Empresas mostra como as práticas de sustentabilidade de grandes empresas influenciam mudanças nos fornecedores de sua cadeia produtiva.
A publicação identifica corporações como a IBM Brasil, Unilever, Banco Santander e Du Pont do Brasil que incorporam serviços e produtos de MPE em sintonia com os conceitos de sustentabilidade. No mesmo documento, resgata-se a história de empresas que apostaram na produção sustentável, adequaram seus processos internos e ganharam mercado.
Linhas de Crédito
A última publicação elaborada pela UAMSF apresenta a relação das linhas de crédito verde disponíveis nas instituições financeiras públicas e privadas. Denominada Financiamento da Sustentabilidade Ambiental nas Micro e Pequenas Empresas, tem 46 páginas.
O analista do Sebrae João Silvério explica que o levantamento permite aos empreendedores “identificar as melhores linhas para os seus negócios e mostra quais bancos oferecem os financiamentos”. Os produtos financeiros foram divididos em cinco áreas: Desenvolvimento Sustentável, Economia Verde, Desenvolvimento Ambiental, Recuperação Econômica, Certificação e Controle Ambiental e Ecoeficiência.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 8125-9872/ 8144-5522
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias