X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Publicações apontam linhas de crédito para negócios verdes


Brasília – O Sebrae lançou três documentos que identificam oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas (MPE) que praticam gestão sustentável e apontam as linhas de financiamento disponíveis no mercado financeiro para esses empreendimentos. É possível acessar o material apenas no ambiente virtual, por meio de endereço eletrônico no site da instituição.

As publicações foram apresentadas neste mês durante a Rio+20, a Conferência da Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. Foram produzidas pela Unidade de Acesso a Mercado e Serviço Financeiro (UAMSF). A analista do Sebrae Louise Machado explica que a opção pela edição virtual seguiu a tendência preservacionista. “Assim, evitamos o desperdício de papel”.

O primeiro documento tem o título Produção e Consumo Sustentáveis – Oportunidade e Diferencial Competitivo a Partir do Empreendedorismo Sustentável. Em 95 páginas, especialistas em economia verde, donos de micro e pequenas empresas e consumidores apresentam suas visões e experiências sobre boas práticas socioambientais em pequenos negócios.

Esse material mostra ainda o trabalho de quem investiu no conceito de produção ecológica e, com isso, conseguiu expandir a empresa. É o caso da Carbono Zero Courier, empreendimento de entrega expressa que utiliza somente bicicletas. Doze páginas são dedicadas à opinião dos consumidores a respeito do tema.

O segundo documento produzido pela UAMSF foi elaborado por meio da parceria entre o Sebrae e a Integrare, associação sem fins lucrativos dedicada à integração das MPE com grandes corporações. Práticas Sustentáveis nas Grandes Empresas e Suas Demandas para Micro e Pequenas Empresas mostra como as práticas de sustentabilidade de grandes empresas influenciam mudanças nos fornecedores de sua cadeia produtiva.

A publicação identifica corporações como a IBM Brasil, Unilever, Banco Santander e Du Pont do Brasil que incorporam serviços e produtos de MPE em sintonia com os conceitos de sustentabilidade. No mesmo documento, resgata-se a história de empresas que apostaram na produção sustentável, adequaram seus processos internos e ganharam mercado.

Linhas de Crédito

A última publicação elaborada pela UAMSF apresenta a relação das linhas de crédito verde disponíveis nas instituições financeiras públicas e privadas. Denominada Financiamento da Sustentabilidade Ambiental nas Micro e Pequenas Empresas, tem 46 páginas.

O analista do Sebrae João Silvério explica que o levantamento permite aos empreendedores “identificar as melhores linhas para os seus negócios e mostra quais bancos oferecem os financiamentos”. Os produtos financeiros foram divididos em cinco áreas: Desenvolvimento Sustentável, Economia Verde, Desenvolvimento Ambiental, Recuperação Econômica, Certificação e Controle Ambiental e Ecoeficiência.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 8125-9872/ 8144-5522
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot