X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Qual a receita para criar um viral?

Viral

Existe algo que possa ser feito para garantir que um conteúdo, por melhor que seja, se transforme em um viral?


Existe algo que possa ser feito para garantir que um conteúdo, por melhor que seja, se transforme em um viral?

Transformar um conteúdo em viral é algo que consegue fazer qualquer marketeiro respeitável da social media rir a toa.

Independente do seu tamanho, quando você cria um conteúdo viral na internet, você atingiu o estado da arte. Mas a grande verdade é que infelizmente você não pode simplesmente transformar nada em viral.

Para quem esteve em um outro planeta nos últimos tempos, viralizar refere-se ao fato do conteúdo que você produz – seja um vídeo, um blog, um artigo, um tweet ou imagem – tocar tanto o seu público que eles sintam a necessidade de compartilhar aquilo com seus contatos, que por sua vez, compartilham com os seus contatos, e assim criamos um efeito em cadeia.

Com isso, o conteúdo torna-se extretamente popular em muito pouco tempo. Viralizar é o objetivo final de qualquer campanha de mídia social. É algo bem parecido aos “15 minutos de fama”, só que na internet.

Uma boa receita para um viral é pegar onda em outros virais

Uma boa receita para um viral é pegar onda em outros virais.

O que torna um conteúdo viral?

Enquanto muitos gurus de social media vão afirmar que a receita para viralizar alguma coisa é fácil, quando lidamos com pessoas – e o que as influenciam, a sua resposta emocional e a preferência pessoal – o resultado é muitas vezes improvável.

Não fique triste. Mas existe uma grande probabilidade de que a maioria do conteúdo que você produz não viralizar nunca. Para criar uma estratégia de marketing eficaz, é preciso muito trabalho, dedicação e uma visão do que você está criando.

Também é importante tomar tempo e esforço para construir a sua audiência online, uma vez que será esse público que vai determinar a viralização do seu conteúdo, já que são os primeiros a serem atingidos pelo que você produz.

Aumentando as suas chances de fazer o seu conteúdo viralizar

Mesmo não existindo uma receita para o conteúdo viralizar, algumas dicas podem ajudar a fazer com que um conteúdo tenha mais chances de dar certo e viralizar.

  • Keep it simple. Algumas pessoas não gostam de pensar em coisas difíceis.
  • Seja relevante. Descubra o que as pessoas estão falando e o que elas estão interessadas.
  • Seja diferente. Pense fora da caixa e crie conteúdos surpreeendentes.
  • Não venda. As pessoas não gostam de conteúdos que vendem algo, ou que falem especificamente sobre algum produto.
  • Seja compreensível. Seu conteúdo precisa ser compreensível. Faça as pessoas compreenderem e que sejam tocadas por aquilo que você fez.
  • Faça uma to-do list. As pessoas adoram listas do que fazer, ou deixar de fazer.
  • Crie um bordão. As pessoas adoram lançar bordões e passá-los para a frente.
  • Crie coisas fáceis de serem compartilhadas. Permita que as suas coisas sejam partilhadas, incorporadas e garanta que tudo que você faz tenha os botões de compartilhamento para as pessoas partilharem o que você faz.
  • Use um gato. As pessoas adoram. Simples assim.

Mas não se esqueça. Mesmo com todos os seus esforços, você pode não conseguir viralizar o seu conteúdo. Você pode criar o melhor e mais atraente conteúdo com o desejo de que o seu público o adore assim como você o adora, mas você não pode garantir que isso aconteça.

Por isso, dê o melhor de si, crie o seu conteúdo da melhor maneira para a sua empresa e para a comunidade em torno dela, mas aceite o fato de que, no final do dia é o seu público que vai viralizar – ou não – o que você produz.

Tudo que você precisa saber sobre a produção de um viral

Tudo que você precisa saber sobre a produção de um viral.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Make That Go Viral, Please” do Social Media Today.

Comente este artigo

Populares

Topo