Brasília – Visitar o Vale do Café, no Sul do Rio de Janeiro, é como fazer uma viagem no tempo. O roteiro remete o turista ao Brasil Rural do século XIX e será o destaque do evento que acontece simultaneamente em 14 municípios do Vale do Paraíba, distante aproximadamente 120 quilômetros da capital do estado.
O 10º Festival Vale do Café é um evento de música que começa a partir desta sexta-feira (27) e vai até domingo (30). Diversas oficinas com apresentação de artistas ocorrem em cada fazenda participante. As exibições ocorrem em horários distintos. Com isso, os turistas podem assistir a todas as atividades da programação.
Ao mesmo tempo em que vivem a atmosfera de um dos períodos econômicos mais dinâmicos da região e do país, os visitantes desfrutam de boa música. Nos anos de 1800, as fazendas da região produziam 75% do café consumido no mundo. O dinheiro proveniente do grão trouxe ferrovias, iluminação pública e outros investimentos em infraestrutura próprios do Brasil do século XIX. E é toda essa atmosfera que o turista irá apreciar durante o festival.
No entanto, faz tempo que o plantio do grão sucumbiu na região. Foi substituído por outras culturas. Café por lá, só mesmo no nome do lugar. Mas com o apoio do Sebrae, os turistas poderão provar o sabor e o aroma da bebida que já foi símbolo do desenvolvimento local. A instituição levou 14 marcas de café que recebem formação e assistência técnica para que mostrem a qualidade de seus produtos durante o evento.
Os produtores de café apoiados pelo Sebrae são do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Antes da cada apresentação musical, os apreciadores de café degustam a bebida produzida a partir de grãos especiais, colhidos em projetos assistidos pela instituição.
Durante o festival, o Sebrae também promoverá encontros entre produtores e torrefadores de diversas regiões do Brasil, encontro técnico de produtores de cafés especiais e Rodadas de Negócio envolvendo hotéis, lojas e fazendas locais. “Para nós será uma experiência muito rica. Vamos aprender um pouco mais sobre a história e sobre cafés”, diz a presidente da Cooperativa de Produtores Orgânicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), que é apoiada pelo Sebrae.
O festival também é visto como uma oportunidade de resgatar a cultura cafeicultora nas fazendas da região. A gestora do Sebrae no Rio de Janeiro, Lídia Regina Espíndola, conta que o evento já estimulou alguns produtores, “que mostraram interesse em introduzir os grãos de café gourmets nas fazendas”.
Aproximadamente 30 fazendas estarão abertas à visitação. O evento terá 14 concertos com público esperado entre 150 a 400 pessoas por apresentação. Os municípios que integram o Vale do Café são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Conservatória, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty dos Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias