X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Resgate histórico tem olhar no futuro


Brasília – Visitar o Vale do Café, no Sul do Rio de Janeiro, é como fazer uma viagem no tempo. O roteiro remete o turista ao Brasil Rural do século XIX e será o destaque do evento que acontece simultaneamente em 14 municípios do Vale do Paraíba, distante aproximadamente 120 quilômetros da capital do estado.

O 10º Festival Vale do Café é um evento de música que começa a partir desta sexta-feira (27) e vai até domingo (30). Diversas oficinas com apresentação de artistas ocorrem em cada fazenda participante. As exibições ocorrem em horários distintos. Com isso, os turistas podem assistir a todas as atividades da programação.

Ao mesmo tempo em que vivem a atmosfera de um dos períodos econômicos mais dinâmicos da região e do país, os visitantes desfrutam de boa música. Nos anos de 1800, as fazendas da região produziam 75% do café consumido no mundo. O dinheiro proveniente do grão trouxe ferrovias, iluminação pública e outros investimentos em infraestrutura próprios do Brasil do século XIX. E é toda essa atmosfera que o turista irá apreciar durante o festival.

No entanto, faz tempo que o plantio do grão sucumbiu na região. Foi substituído por outras culturas. Café por lá, só mesmo no nome do lugar. Mas com o apoio do Sebrae, os turistas poderão provar o sabor e o aroma da bebida que já foi símbolo do desenvolvimento local. A instituição levou 14 marcas de café que recebem formação e assistência técnica para que mostrem a qualidade de seus produtos durante o evento.

Os produtores de café apoiados pelo Sebrae são do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Antes da cada apresentação musical, os apreciadores de café degustam a bebida produzida a partir de grãos especiais, colhidos em projetos assistidos pela instituição.

Durante o festival, o Sebrae também promoverá encontros entre produtores e torrefadores de diversas regiões do Brasil, encontro técnico de produtores de cafés especiais e Rodadas de Negócio envolvendo hotéis, lojas e fazendas locais. “Para nós será uma experiência muito rica. Vamos aprender um pouco mais sobre a história e sobre cafés”, diz a presidente da Cooperativa de Produtores Orgânicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), que é apoiada pelo Sebrae.

O festival também é visto como uma oportunidade de resgatar a cultura cafeicultora nas fazendas da região. A gestora do Sebrae no Rio de Janeiro, Lídia Regina Espíndola, conta que o evento já estimulou alguns produtores, “que mostraram interesse em introduzir os grãos de café gourmets nas fazendas”.

Aproximadamente 30 fazendas estarão abertas à visitação. O evento terá 14 concertos com público esperado entre 150 a 400 pessoas por apresentação. Os municípios que integram o Vale do Café são: Barra do Piraí, Barra Mansa, Conservatória, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty dos Alferes, Pinheiral, Piraí, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias
(61) 3243-7852/2107-9104/3243-7851/9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot