X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae capacita empreendedores de feiras livres em Itabuna


Salvador – Pela importância econômica e social, a Feira do bairro São Caetano, em Itabuna, sul da Bahia, será a primeira beneficiada por um grande projeto de revitalização e modernização de feiras livres no município. A iniciativa contempla cerca de 500 feirantes, que movimentam a cada semana, em média, R$ 400 mil em vendas geradas pela circulação de 12 mil consumidores. Parceria entre o Sebrae na Bahia e a prefeitura de Itabuna vai proporcionar mais espaço, segurança e opções de lazer a esses trabalhadores, além de capacitar e formalizar novos empreendedores.

“O Sebrae vai atuar na estruturação organizacional e funcional da feira, capacitando os empreendedores já legalizados, registrando novos e levando a todos eles as soluções empresariais disponíveis para o crescimento de seu negócio”, explica a coordenadora regional da instituição, Claudiana Figueiredo.

A ação que vai revitalizar a feira inclui duplicação do espaço, passando de 2,6 mil m² para 5,2 mil m² de área coberta, com toda a infraestrutura de água, rede de esgoto e elétrica, sanitários, bares, restaurantes, casas lotéricas, caixas eletrônicos, salões de beleza e área cultural. O investimento previsto é de R$ 2 milhões com recursos municipais e estaduais.

Além dos trabalhadores diretos, os comerciantes do entorno também serão beneficiados com a revitalização da área, que inclui a limpeza do canal aberto do São Caetano. É o caso da empresária do comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, Sônia Oliveira. Depois de uma década de trabalho na informalidade, há dois anos ela se formalizou e aprendeu a calcular o preço dos produtos e fazer fluxo de caixa. “Cresci, aluguei dois pontos comerciais e agora tenho duas lojas no mesmo bairro”, comemora a comerciante que ganhará um novo cenário, mais arejado e limpo, para acesso dos consumidores.

Além da coordenação direta das secretarias municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Indústria Comércio e Turismo, o projeto terá participação da Ceplac, Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Centro de Controle de Zoonoses, Promotoria do Meio Ambiente e Associação das Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Ampesba).

O Sebrae e a prefeitura de Itabuna também inseriram a discussão prévia sobre a consolidação da parceria entre as duas instituições para 2013. “Temos um plano conjunto de ações para este ano que inclui a capacitação de fiscais municipais de diferentes áreas e do agente que atuará na Sala do Empreededor, como prevê a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa”, completa Claudiana.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo