X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sebrae e Serasa Experian firmam parceria


Brasília – Para apoiar o desempenho das micro e pequenas empresas em todo o Brasil, o Sebrae e a Serasa Experian fecharam parceria nesta segunda-feira (25), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. O acordo prevê a criação de indicadores e a oferta de capacitações específicas com foco na saúde financeira dos pequenos negócios. As iniciativas conjuntas, que visam gerar melhores oportunidades de negócio e facilitar o acesso ao crédito para as empresas de micro e pequeno porte, devem começar a ser implantadas em até quatro meses.

“Para inovar e conquistar mercado, as empresas precisam ter saúde financeira em equilíbrio e isso passa pelo acesso a crédito. Vamos trabalhar com monitoramento especializado e na capacitação preventiva”, adianta o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. “Essa parceria representa um importante avanço na direção de aumentar o acesso a crédito, com condições melhores e mais sólidas. Tenho certeza de que teremos bons resultados para os pequenos negócios e para o fortalecimento da nossa economia”.

“As micro e pequenas empresas, segundo o Sebrae, representam 99% dos empreendimentos brasileiros, geram 70% dos empregos e são responsáveis por 25% do Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, a criação de indicadores que ajudem a entender a dinâmica delas, como funcionam e cumprem seus contratos, é fundamental. Bem como os empreendedores desse segmento precisam de orientação, informações confiáveis, exclusivas e consolidadas para poder crescer de forma sustentável. A parceria prevê ações conjuntas que vão fortalecer os pequenos negócios no país”, afirmou o presidente da Serasa Experian, Ricardo Loureiro.

O diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, alertou que muitas vezes o contrato de concessão de crédito não se concretiza por falta de informação no processo de análise. “Vamos ampliar o papel do Sebrae nesse aspecto, que é de orientar e capacitar os empresários e sensibilizar os agentes financeiros a entender a realidade dos pequenos negócios”, acrescentou.

 A partir da parceria firmada entre o Sebrae e a Serasa Experian será produzido um mapeamento das micro e pequenas empresas para identificar e direcionar ações àquelas que precisam de capacitação, assim como o levantamento dos negócios que demandam crédito, mas estão inadimplentes. Diante das necessidades verificadas, serão ofertadas capacitações em educação financeira, com foco no acesso a crédito e serão lançados indicadores para monitorar a evolução do segmento.

A meta é ajudar as micro e pequenas empresas a realizar mais negócios com segurança, cuidando de sua reputação creditícia ao orientar e facilitar o contato e negociação com os credores para resolução de dívidas. As ações devem ser implantadas até segundo semestre.

Exemplo em Minas Gerais

Durante a assinatura da parceria entre Sebrae e Serasa foi apresentado estudo inédito, que comparou empreendimentos acompanhados pelo Sebrae em Minas Gerais com uma amostra do mercado, da base de dados da Serasa Experian, composta por empresas do mesmo perfil. A pesquisa revela que as empresas orientadas pela entidade buscam mais o crédito para melhorar e ampliar o negócio e correm menos riscos ao contratá-lo.

No estudo, feito com 16 mil empresas, o risco do crédito foi analisado em dois momentos: quando a empresa passou a ser orientada pelo Sebrae e 12 meses após o acompanhamento. A primeira conclusão é a de que as empresas melhoraram o risco de crédito depois do aconselhamento do Sebrae. A análise do risco de crédito envolve fatores internos e externos à empresa que podem prejudicar o pagamento do montante concedido por uma instituição financeira.

Antes do acompanhamento do Sebrae, 52% dos negócios analisados estavam na faixa de risco de crédito alto e médio. Um ano depois da orientação foi registrada uma redução nesse índice, passando para 43,3% o percentual de empresas nesse grupo de risco. Já entre os empreendimentos que não passaram por consultorias, houve um aumento de 43,1% para 49,3% das empresas com risco alto e médio.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300 / (61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot