X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Sistema nacional irá monitorar implementação da Lei Geral


Brasília – A partir de janeiro de 2012 o país passa a contar com o Sistema de Monitoramento da Implementação da Lei Geral dos Municípios Brasileiros. A ferramenta inovadora, desenvolvida pelo Sebrae, permitirá que a população saiba onde a legislação está sendo colocada em prática. Serão gerados relatórios com base em quatro eixos da Lei: Empreendedor Individual, Compras Governamentais, Desburocratização e Agentes de Desenvolvimento.

Durante o mês de novembro, o Sistema de Monitoramento será aplicado e validado em 55 municípios, localizados nos Rio de Janeiro, Paraná, Rondônia e Goiás. Passada essa fase de teste, será feita, em dezembro, uma capacitação com todas as unidades estaduais do Sebrae para o repasse da metodologia da ferramenta. “O Sebrae, prefeituras e associações comerciais farão o trabalho de alimentação dos dados. Será uma construção coletiva”, explica o coordenador nacional do Sistema no Sebrae, Carlos Santiago.

Representantes dos quatro estados participaram nesta terça-feira (1º), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília, do piloto do Sistema. O grupo conheceu os principais conceitos relacionados ao tema, detalhes metodológicos do indicador, e apontaram as oportunidades e desafios para que os estados monitorem o processo de implementação.

As informações levantadas e inseridas no sistema irão gerar um indicador -uma nota – enquadrando o município em quatro níveis referentes à implementação da Lei Geral: inicial, básico, intermediário e avançado. “A partir do nível intermediário é que o município será reconhecido como tendo implementado a Lei Geral”, afirma Carlos Santiago. O Sistema também trará conceitos sobre à legislação.

Na avaliação da coordenadora do programa de Implementação da Lei Geral no Sebrae no Rio de Janeiro, Margareth Kelly Souza, é difícil mensurar essas informações nas prefeituras. “O Sistema vem ao encontro dessa necessidade. Em 23 municípios do Rio de Janeiro a lei está sendo colocada em prática. Nessas localidades, o trabalho de levantamento de informações, como quanto é comprado de microempresa e empresa de pequeno porte e o que é comprado, se torna mais fácil, pois já conta com um comitê de gestor que vem trabalhando o tema”.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot