X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Site permite avaliar gasto energético da cerâmica


Campo Grande – Por meio de um site, as empresas produtoras de cerâmica vermelha podem avaliar a eficiência energética das fábricas.O sistema foi lançado pelo Sebrae no Mato Grosso do Sul no 41º Encontro Nacional do setor, que acontece até este sábado (18), na capital do estado.

O sistema emite um relatório dividido em três itens: Gestão de Processos (política de compras e gestão de pessoas, por exemplo), Processo Cerâmico (preparação da massa, secagem e queima) e Energia Térmica (isolamento térmico, instalações, iluminação, automação). “O empresário terá de responder a um questionário com 50 perguntas. A partir das respostas, a ferramenta traça um raio-x do gasto de energia na empresa”, explica o consultor do Sebrae no Rio de Janeiro, Marcio Américo.

“O preenchimento é simples, basta responder ‘sim’, ‘não’ ou ‘não se aplica’ em cada questão. O empresário pode preencher os dados sozinho, sem auxílio de um especialista”, conta Américo. Com o resultado, é possível traçar um plano para melhoria das deficiências detectadas, o que vai impactar na redução de custos da empresa. Através do sistema, também é possível fazer o comparativo com os resultados de outras empresas do segmento. A ferramenta está disponível no site do Sebrae no Rio de Janeiro, no link Sustentabilidade.

Ainda durante o Encontro da Anicer, empresários, entidades de fomento ao setor, como o Sebrae, Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul e o governo do estado assinaram um protocolo de intenções para atender às demandas energéticas do setor.

Além de reduzir o desperdício nos fornos, os empresários pretendem mudar a fonte de calor para produção da cerâmica. O vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Mato Grosso do Sul e empresário do ramo, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, explica que “a matriz energética é a lenha. Mesmo que se utilize uma fonte renovável, como o caso de madeira de viveiros, ainda temos a questão da emissão de dióxido de carbono”, expõe.

De acordo com Fornari, um dos assuntos em debate no estado é a utilização de biogás, que é inofensivo à camada de ozônio. Além de ser uma das principais fabricantes de cerâmica vermelha, a região norte do Mato Grosso do Sul também gera o combustível em quantidade suficiente para as indústrias locais. “Hoje, São Gabriel do Oeste produz 75 mil m³ de gás por dia”, destaca Fornari. A intenção, segundo ele, é canalizar o produto até Rio Verde, município vizinho, onde há nove fornos de alto consumo. “Daria para substituir a lenha e abastecer as cerâmicas, que hoje produzem dez milhões de tijolos e um milhão de m² de revestimentos cerâmicos por mês”, avalia.

Serviço
Sebrae em Mato Grosso do Sul (67) 3389-5536
www.ms.agenciasebrae.com.br
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

 

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot