Você tem uma ideia de negócio? Aqui está o teste que você precisa fazer para saber se ela é brilhante ou não
Milhares de ideias de negócios e startups são lançadas diariamente. E quanto mais elas surgem, mais podemos perceber que, ideias brilhantes têm 2 características em comum:
- São simples.
- Resolvem um problema real.
Eric Holtzclaw estava em um demoday em Charleston, em uma conferência que combina grande entretenimento, tecnologia e networking.
Na opinião dele, aqui estão 3 ideias de startup que são simples e realmente resolvem um problema real.
Eatabit
Chamar um restaurante para fazer pedidos é algo que ninguém gosta. Na verdade, essa é a razão porque muitas pessoas não façam mais pedidos nos restaurantes.
O Eatabit resolve esse problema ao usar algo que fazemos todos os dias, os SMS. Então, porque não usar os SMS para pedir comida?
O Eatabit permite que você faça pedidos por SMS para seu restaurante favorito, imprimindo o pedido automaticamente na cozinha.
Zubie
O problema mais chato de quem tem carro é uma bateria descarregada, que acaba sempre acontecendo em momentos inoportunos.
O Zubie resolve este problema. Ele se conecta diretamente na porta de diagnóstico do seu carro e captura dados valiosos sobre a saúde do veículo.
Por conta dessa conexão, o Zubie detecta informações muito importantes, como a detecção de roubo/reboque, e alertas de bateria. Assim, o Zubie pode avisar você antes de você ficar sem bateria.
Podanize
Entre as tarefas mais difíceis de ser um adulto, está o fato de conseguir manter a sua agenda. Principalmente quando se tem uma família – e filhos.
É justamente aí que entra o Podanize. Ela é uma plataforma online que pode ser acessada via computador, tablete, ou smartphone, e isso ajuda a manter toda a sua família organizada.
Não se esqueça
Antes de pensar em ideias mirabolantes e complexas, lembre-se desses 3 exemplos, e das 2 coisas que transformam uma ideia em algo brilhante: a simplicidade e a capacidade de resolver problemas reais.
Qual problema real a sua startup resolve?
___
Este artigo foi adaptado do original, “2 Things That Make a Business Idea Brilliant”, da Inc.