Ganhar a atenção dos investidores é um grande desafio. Aqui estão algumas dicas que você pode usar para ganhar os investidores
No fim das contas, você só tem 5 minutos para convencer as pessoas de que seu produto é arrebatador e que é algo que as pessoas realmente vão comprar.
Como uma startup, você provavelmente está fluente na língua de investidores, jornalistas de tecnologia e empreendedores.
Mas às vezes, é necessário que você saia da bolha de tecnologia e faça um pitch para um público que, em sentido figurado, fala uma língua totalmente diferente.
Da próxima vez você der um pitch, aqui estão algumas coisas para manter em mente para que ele se destaque.
#1. Faça uma pesquisa
Descubra quem é seu público. Abasteça seu pitch especificamente para suas necessidades e problemas.
Você precisa descobrir qual é o seu ponto de dor. Qual o problema dos clientes, que você pode resolver?
Pesquise isso com amigos e potenciais clientes. Saiba o problema que seu público tem, e que você pode resolver.
#2. Conecte-se com o seu público em um nível humano
Não importa quanto revolucionário seja seu produto, ele não pode se vender.
Você precisa se mostrar como uma pessoa que tem vida fora de sua startup. Compartilhe fotos, um fato embaraçoso e divertido ou apenas dê alguns antecedentes familiares.
Lembre seu público que você também é humano – Isso dá algo para que eles lembrem de você.
#3. Conte uma história que eles possam se relacionar
Depois de entender seu ponto de dor, faça eles saberem que você experimentou algo parecido também.
Compartilhe uma história e lhes dê algumas ideias sobre como isso te faz sentir como um cliente sente.
#4. Compartilhe fatos
Construa a confiança. Faca as pessoas pensar em você como um líder de pensamento, não como um vendedor.
Junte algumas citações interessantes de artigos e entrevistas para fortalecer a sua reputação. Isso vai mudar a maneira com que as pessoas enxergam você.
#5. Seja sutil
Isso pode ser um pouco complicado.
Enquanto é importante mostrar o seu produto, não precisa fazer cada recurso como se estivesse vendendo um carro.
O que é que vai atrair as pessoas para seu produto ou serviço? Quando você apresenta a sua startup como uma solução para seu problema, você começa a criar interesse.
Dê um preview do que você tem, mas espere que o público ligue os pontos por si mesmo.
#6. Faça eles rirem
Um sorriso e eles se lembrarão, mais uma vez, que você é humano.
Não se arrisque fazendo com que as pessoas levem você a sério demais. Diga algo bobo.
Se você perder a atenção deles, é provável que você os conquiste de volta com um pouco de humor inesperado.
#7. Crie um sentido de urgência
Destaque a concorrência. Encontre um exemplo de como uma empresa está usando um produto similar para convencê-los a agir agora.
Quanto mais eles estão dispostos a esperar antes que um concorrente os derrote no mercado e atraia os seus clientes? Toda empresa tem medo de perder seus clientes e seu faturamento para a concorrência.
#8. Faça uma declaração ousada
Facilita muito estender seu alcance além do seu discurso.
Invente algumas instruções exclusivas que fique com menos de 140 caracteres. Estas linhas do Twitter farão seu público compartilhar o pitch em suas redes.
#9. Faça a apuração de suas palavras finais
Dê a seu público uma razão para vê-lo depois de seu pitch. Sua última linha é o que vão levar embora.
Terminar com um genérico “assine nosso produto agora” deixa seu público com apenas um motivo para se aproximar de você. Tente uma conclusão mais amigável, mais acessível, como “venha nos fazer uma visita”.
Você terá a oportunidade de atrair um público maior e mais entusiasmado.
Tem alguma dica que você gostaria de compartilhar para que outras startups tenham sucesso no processo de prospecção de clientes? Compartilhe conosco aqui nos comentários.
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Este artigo foi adaptado do original, “9 Tips for Winning Investors in the 5 Minutes You Have Thei Attention”, da Entrepreneur.