X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

precificacao
Startup

Como o preço está diretamente ligado ao Product/Market fit

A sua estratégia de preços está atrelada ao Product/Market fit e consequentemente ao sucesso da sua startup.


“A decisão de negócios mais importante para a avaliação de uma empresa é seu poder de precificação. Se você precisar de uma sessão de reza antes de elevar seu preço, então você tem um negócio horrível.” – Warren Buffett

Eu li esta citação em Confessions of the Pricing Man: How Price Affects Everything escrito por Hermann Simon. Simon é um ex-acadêmico, um ex-professor de INSEAD, Stanford, Harvard e escolas de negócios de Londres, que extensivamente pesquisou e ensinou a teoria de preços (Pricing Theory). Como Simon escreve no livro, ele deixou a academia em 1985 para fundar a Simon-Kucher & Partners, uma empresa de consultoria de preços proeminente que gera centenas de milhões de dólares por ano em receitas e emprega mais de 300 pessoas.

O poder de mercado ou de preços é a capacidade de uma startup aumentar os preços ao longo do tempo. Como Simon escreve em seu livro, “As pessoas têm me perguntado milhares de vezes para descrever o aspecto mais importante na precificação. Eu respondo com uma palavra: valor. Uma startup ganha poder de precificação quando cria um enorme valor para seus usuários e defende os seus produtos contra a ameaça de substitutos e novos entrantes. O segundo componente é igualmente essencial para manter poder de precificação quanto o primeiro.

Em Zero to One, Peter Thiel professa o mesmo conceito: fundadores devem ter como objetivo criar monopólios. Empresas monopolistas têm o poder de preço final.

Simon-Kucher Partners pesquisou empresas em 50 países ​​para o seu estudo de preços global. Apenas 1/3 dos entrevistados acreditavam que suas empresas tinham um alto nível de poder de precificação. Será que o seu negócio tem?

Todos estes conceitos de preços, poder de preço, valor e defensibility contribuem para se encontrar product/market fit. O verdadeiro product/market fit deve ser um duradouro e permanente product/market fit. Isso significa uma criação de valor desproporcional para os usuários e compradores ao longo do tempo. Portanto, uma startup poderá cobrar mais e mais para o seu produto conforme ele melhora, amplia e passa a ser usado por clientes cada vez mais importantes.

Um product/market fit transitório, muitas vezes pode se manifestar como uma first-mover advantage (vantagem do pioneiro). A primeira empresa a criar uma categoria, definir um novo produto, trazer uma nova tecnologia para o mercado, ou explorar uma estratégia de distribuição nova tem poder de precificação de curto prazo. Mas sem uma defesa forte pode ser que o último entrante ganhe a corrida. Citando Thiel novamente, “A Microsoft foi o último sistema operacional e Google foi o último mecanismo de busca.” Startups precisam dar um ou dois socos de pioneirismo e então, posicionarem sua defesa competitiva.

Os preços evoluem à medida que o mercado muda com a entrada de substitutos e ameaças. Os preços evoluem conforme o produto da starutp amadurece, sua marca se solidifica e sua equipe fica mais coesa. Devido a todos esses fatores misturados, a descoberta de preços é um processo desafiador, que acontece ao longo do tempo. O preço ideal é uma função do valor que o produto cria e a alavancagem que o negócio tem no ecossistema.

Ao testar preços, duas perguntas são necessárias. Em primeiro lugar, a questão de preços relativo: o quanto o consumidor está disposto a pagar em relação a um produto comparável? Em segundo lugar, como é que as reações dos consumidores às nossas mudanças de preços afetarão a defensibility e poder de precificação do nosso negócio? Consequentemente, quais serão suas implicações para a estratégia da nossa startup?

__

Artigo de Tomasz Tunguz, Venture Capitalist na RedPoint em seu blog.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot