Você teve uma ideia brilhante de negócios? Use essa pequena receita para saber se você tem alguma chance
Você tem uma ideia de negócio? Uma grande ideia? Agora tudo que você precisa fazer é descobrir se vale a pena investir incontáveis horas e anos de esforço para se tornar uma realidade.
Não faltam maneiras para fazer isso. Você poderia, por exemplo, voltar para a Kickstarter ou outra plataforma de crowdfunding para ver se os clientes estão realmente interessados em seu produto como você está antes de colocá-lo em produção.
Você também poderia construir um MVP e enviar para o mundo para coletar feedback, como muitos gurus recomendam.
Mas talvez haja um teste inicial mais simples que você deve fazer para ver se a sua ideia tem seus méritos e vale o esforço.
Encontre um guardanapo e uma caneta
A sugestão vem de Justin Jackson. Ele constrói a sua ideia sobre a sabedoria comum de que você precisa ter uma verdadeira paixão e conexão com o mercado que pretende entrar.
Parece simples, mas como você pode saber se tanto a sua compreensão de mercado, quanto a sua profundidade de conhecimento são suficientes para que você tenha uma chance de sucesso? Tente esse exercício:
Escreva o nome de 5 pessoas que precisam do seu produto. Apenas 5 pessoas. Parece simples, mas esse é um teste que torna mais real a sua chance de sucesso.
Se você construir essa sua ideia, quem vai comprar isso? Não consegue pensar em 5 pessoas? Esse é um sinal vermelho.
Essa atividade não é um exercício de marketing para ajudar você a saber quem serão seus clientes. Trata-se de testar seus próprios níveis de conexão com o mercado e o seu conhecimento dos problemas reais.
A sua ideia de negócio passaria esse teste?
___
Este artigo foi adaptado do original, “Validate Your Startup Ideia in 5 Minutes or Less”, da Inc.