X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Suco congelado de laranja-lima é destaque em Alagoas


Maceió – A citricultura alagoana está concentrada na região do Vale do Mundaú, especialmente nos municípios de Branquinha, Ibateguara, São José da Laje, União dos Palmares e Santana do Mundaú. O vale é o maior centro de produção cítrica, com cerca de 90% da produção estadual.

Os benefícios da fruta, como vitaminas e fibras, já são conhecidos, mas o suco congelado de laranja-lima é novidade no mercado, já que o mais comum é o de laranja-pera.

O Arranjo Produtivo Local (APL) Laranja no Vale do Mundaú atende hoje a aproximadamente 2,5 mil produtores. Os citricultores estão divididos em 40 associações e duas cooperativas regionais. Aspectos como o solo e o clima favorável da região contribuem para que Alagoas possua 13 mil hectares de terra cultivados com laranjas-lima e uma produção anual de 213 mil toneladas.

A Cooperativa dos Produtores de Laranja-Lima de Alagoas (Cooplal) foi criada em junho de 2002 e representa 15 comunidades. O objetivo inicial era comercializar o produto de Santana do Mundaú, mas os cooperados acabaram descobrindo o mercado dos sucos congelados. Atualmente, a Cooperativa tem capacidade para produzir 200 litros do produto por hora.

Após a colheita, as laranjas são postas em um tanque com água e cloro para fazer a limpeza das frutas. Em seguida, passam por uma máquina extratora que retira todo o caldo, que é levado para um tanque de resfriamento. Depois disso, mistura-se ao suco uma concentração de limão. Esse processo de medição ainda é feito de forma manual, pois as laranjas são de tamanhos diferentes. A inclusão do limão tem o objetivo de preservar o sabor da laranja, servindo também para o suco não estragar, já que funciona como conservante natural.

Para finalizar, o produto é direcionado para uma máquina dosadora, que divide 150 ml para cada saquinho. Logo depois, a seladora lacra a embalagem. Cada saco produzido dura até três meses após a data de fabricação.

Segundo Cristina Loureiro, analista de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae em Alagoas,  a Cooplal conta atualmente com 48 cooperados e 20 associações de produtores rurais, somando mais de 500 citricultores. Por isso, é considerada uma das maiores produtoras de laranja-lima do Brasil.

Serviço:
Sebrae em Alagoas (82) 4009-1660
www.al.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot