X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Superintendente defende empreendedorismo nas escolas


Salvador – O Congresso Internacional de Educação no Brasil (Cideb), realizado de segunda-feira (25) a quarta-feira (27), debateu temas que desafiam o setor, como a inclusão da tecnologia no ensino e o empreendedorismo. Pelo segundo ano, o evento foi realizado em Porto Seguro (BA) e reuniu especialistas brasileiros, como Içami Tiba e Max Haeringer, e do exterior, a exemplo de António José da Silva e José Pacheco, ambos de Portugal.

Inicialmente, a programação não continha nenhuma abordagem sobre o ensino do empreendedorismo nas escolas. No entanto, o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, pediu para que a organização abrisse um espaço para o assunto. O pedido foi atendido e ele proferiu a palestra Perspectivas e desafios do empreendedorismo para a educação do século XXI em um país chamado Brasil, no último dia do congresso.

“O empreendedorismo tem sido tratado como se o seu foco fosse apenas o mundo dos negócios, mas o tema remete ao comportamento humano desde o princípio da humanidade”, explicou. Passos lembrou que o assunto é estudado há apenas 20 anos no Brasil. “Esse é um conhecimento novo, mas é certo que é uma postura comportamental humana, que expressa atitude, não só diante do mundo dos negócios, mas também diante da vida social, da escola, da família”, declarou.

Ele lamentou que muitas escolas não adotem o tema na grade curricular. “Não há possibilidade de existirem pessoas sem atitude proativa. Ser empreendedor é ser proativo. Não adianta ter mais educação, é preciso ter educação que incorpore o pensamento complexo. O empreendedorismo é o instinto criativo que leva a gente a inovar”, concluiu.

Após a palestra, educadores comentaram as colocações de Passos e perceberam que o tema é bastante complexo. “Isso é assunto para mais debate. Como se ensina empreendedorismo? Quando deve ser ensinado, em que ano de formação? Que disciplinas devem ser retiradas da grade para que ele entre nas escolas?”, questionou o pedagogo Vicente Dal’como, 38 anos.

“A ideia é excelente. Acredito que o ensino do empreendedorismo desafia o aluno a raciocinar e aprender conceitos e técnicas que ajudem a resolver problemas. Acho, sim, que devemos educar para o consumo crítico, formar pessoas que saibam pesquisar preços, que discutam sobre o funcionamento de uma empresa e aprendam sobre marketing”, enfatizou a orientadora educacional Aparecida Antunes, de 45 anos.

Serviço
Agência Sebrae de Notícias Bahia: (71) 3444-6808/3320-4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot