São Paulo – O taxista paulistano Marcelo Paschoalin comemora o primeiro diálogo em inglês com um cliente estrangeiro. Ele faz parte de um contingente de quase 1.500 profissionais de São Paulo que participam do programa Taxista Nota 10, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
O programa leva conhecimentos de gestão empresarial e língua estrangeira a cerca de 80 mil taxistas em todo o país. Para Paschoalin, a oportunidade é única e deve ser aproveitada. “Já entrei em muita saia justa por não dominar uma língua estrangeira. Uma vez, um australiano sabia apenas o nome do hotel, sem o endereço. Fomos para o outro lado da cidade. Ele ficou muito irritado”, disse.
Mériton Cesar Lampolia, que trabalha há dois anos com um táxi alugado, também está entusiasmado com a capacitação. “Atendo a diretorias de vários bancos. O entra e sai de estrangeiro no meu carro é constante. Por isso, o curso de línguas vai facilitar a comunicação e garantir a qualidade do serviço que estou oferecendo”.
Mais de 7.500 profissionais já aderiram ao programa no Brasil. Segundo o gestor do Taxista Nota 10 no Sebrae em São Paulo, Darcy Lucca, o projeto foi desenvolvido respeitando as características da profissão. Por exemplo, os taxistas podem estudar onde quiserem, já que recebem um CD gravado com as aulas. “Estou usando o meu tempo livre nos pontos para estudar. Inclusive, comprei um toca CD”, afirma Paschoalin.
O curso de idiomas está disponível em inglês e espanhol, cada um com duração aproximada de um ano e carga horária total de 120 horas. Ao término do curso, o participante deve agendar um dia e horário para fazer a prova e receber o certificado de conclusão.
Os dois taxistas também estão participando do curso de gestão desenvolvido pelo Sebrae, que visa aprimorar o aspecto empresarial da atividade do taxista. Eles recebem um material, em formato de jornal, com diversas informações ligadas aos temas empreendedorismo, gestão, turismo e hospitalidade, finanças, administração do tempo, marketing pessoal, conscientização para a Copa 2014. Serão 15 edições da publicação e, ao final do curso, o profissional receberá o adesivo Taxista Nota 10, que comprova e certifica a participação do profissional.
Ação coletiva
Um grande evento de aproximação com sindicatos e associações dos profissionais da categoria deve ser realizado na próxima quarta-feira (7), com apoio do Sebrae e do Sest/Senat. O objetivo, segundo Lucca, é mostrar às entidades representativas do setor como um profissional bem preparado pode afetar positivamente toda a cadeia produtiva de turismo – que inclui bares, restaurantes e hotéis.
“Para se ter uma ideia, só na Região Metropolitana de São Paulo são cerca de 60 mil taxistas. Durante o evento, também vamos receber adesões de cooperativas e de taxistas ao programa” explica Lucca. Segundo ele, outras ações de sensibilização envolvendo os taxistas do estado irão acontecer neste ano. Na quarta-feira, está prevista ainda uma reunião entre os representantes do Sebrae e do Sest/Senat.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias