X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

TCE e Sebrae reúnem prefeitos para debater desenvolvimento


Manaus – Todos os estados do país vão sediar simultaneamente no dia 13 de março um encontro entre tribunais de contas, prefeitos e Sebrae. O objetivo é mobilizar, informar e incentivar as prefeituras a implementar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que em muitos casos existe no ordenamento jurídico do município, mas não funciona na prática.

No Amazonas, o evento Os Tribunais de Contas e o Desenvolvimento Local acontece na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), às 13h30. O encontro é destinado a gestores municipais, secretários de governo estadual e municipal, parlamentares, dirigentes de entidades de classe e federações da indústria, comércio e agricultura. “Em todo o Brasil, a realidade é a mesma: muitos municípios já regulamentaram a lei, mas ela não foi implementada, ou seja, seus benefícios não estão ao alcance das micro e pequenas empresas. Por isso, TCE e Sebrae estão somando esforços para esclarecer sobre os benefícios que a legislação proporciona não só aos empresários, mas à cidade como um todo”, avalia o superintendente do Sebrae no Amazonas, Nelson Rocha.

De acordo com a Unidade de Políticas Públicas do Sebrae no Amazonas, cerca de 3,6 mil municípios do país já regulamentaram a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, mas em somente 852 dessas a lei realmente saiu do papel. No Amazonas, já são 50 cidades com a lei aprovada, mas somente sete deles aplicam regularmente os dispositivos que beneficiam os pequenos negócios. Ainda de acordo com Rocha, entre os principais motivos para o atraso na implementação da norma está a falta de conhecimento da lei ou dificuldades que as prefeituras têm na elaboração de editais de compras públicas que favorecem as micro e pequenas empresas.

O presidente do TCE, Érico Desterro, explica que a implementação da Lei Geral permite que as empresas do próprio município sejam beneficiadas nas compras públicas locais, permitindo que o dinheiro circule na cidade, o que gera mais emprego, renda e oportunidades à comunidade. “É interessante que os prefeitos não só conheçam a lei, mas saibam dos benefícios que ela garante ao município”, comentou.

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa prevê que as licitações de até R$ 80 mil devem ser exclusivas para micro e pequenas empresas e 25% do total orçado nas grandes licitações públicas devem ser reservados também para os pequenos negócios. A Lei também incentiva a política de microcrédito, mais acesso à inovação e tecnologia e criação da Sala do Empreendedor.

Serviço:
Sebrae no Amazonas – (92) 2121-4991
www.am.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot