X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Tecnologia e Inovação

Abrace os benefícios da inovação incremental

Abrace os benefícios da inovação incremental

Nem toda inovação precisa ser disruptiva para fazer a diferença. As melhorias também podem ajudar a sua empresa a evoluir em larga escala


Nem toda inovação precisa ser disruptiva para fazer a diferença. As melhorias também podem ajudar a sua empresa a evoluir em larga escala

A inovação não é um evento. É um processo longo que depende de mudanças incrementais ao longo do caminho.

Estes pequenos ajustes podem não parecer importantes. No entanto, em seu contexto, eles podem ser o jogo da mudança.

Descobrir como cozinhar uma pizza economizando 30 segundos não soa como um grande negócio. Mas, quando você faz 7 milhões de pizzas por dia, essa pequena alteração tem um efeito importante.

Esses tipos de modificações são chamados de melhorias de processos. Esta forma de inovação enfatiza o ofício de produção.

Implementações aparentemente pequenas, mas em última análise, significativas melhoras, são uma maneira confiável e estável de garantir um crescimento sustentável.

Sistemas de melhoria de processos vão levar você para qualquer desses objetivos:

  • Otimização do uso de recursos.
  • Gerenciamento de atividades complexas de forma eficaz.
  • Alinhamento organizacional com processos principais.
  • Estabelecer e articular papéis e suas responsabilidades.

Em primeiro lugar, discutir o assunto em questão e identificar o problema que precisa ser corrigido. Pergunte a si mesmo as seguintes perguntas: como isso ocorre? Onde isso ocorre? Quando isso ocorre? Quem é o problema?

Isso irá ajudar a selecionar as melhores oportunidades de melhoria.

Tente várias opções ao mesmo tempo, e em seguida, reunia 2 ou 3 semanas para ver o que está funcionando e o que não está.

Agora, determine a oportunidade com a mais alta taxa de sucesso e integre estas melhorias em um processo de larga escala.

Uma vez que você fez a mudança, é hora de estender o que aprendeu. Desenvolva regras simples com base nas lições aprendidas: regras que você incorpora na estrutura e procedimentos existentes em sua organização.

  • Regras técnicas: as melhores maneiras de executar determinadas tarefas, truques do mercado, procedimentos de segurança e etc.
  • Regras situacionais: tempo necessário, prioridades e limites.
  • Regras de comportamento: ações, valores e atitudes.
  • Regras de liderança: estilos de liderança, missão, script, etc.
  • Regras financeiras: aprovações de despesas, taxas e orçamentos.

Em uma época em que os dados comandam o monitoramento das atividades, é mais fácil do que nunca descobrir o que está acontecendo de errado. E é tão fácil modelar rapidamente as coisas que nós podemos fazer para corrigir.

A inovação sempre tem que ser radical. A beleza dos sistemas de melhoria de processo é que nada grande ou inesperado acontece. Entregue sua imaginação para os fatos em questão.

Não tente procurar uma grande visão quando aparecer uma pequena alteração. Lembre-se que, por veze, fazer mais com menos é a melhor solução.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Do More with Less: The Benefits of Incremental Innovation”, da Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo