X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Elon Musk e inovação
Tecnologia e Inovação

Elon Musk e o poder de pensar por si próprio

Uma nova forma de pensar e inovar.


O pensamento baseado em princípios – “First principles thinking’ é uma das estratégias mais eficazes que você pode empregar para quebrar problemas complicados e gerar soluções originais. Também pode ser a melhor abordagem para aprender a pensar por si mesmo.

A abordagem dos primeiros princípios tem sido usada por muitos grandes pensadores, incluindo o inventor Johannes Gutenberg, o estrategista militar John Boyd e o antigo filósofo Aristóteles, mas ninguém incorpora a filosofia dos primeiros princípios que pensa mais efetivamente do que o empresário Elon Musk.

Em 2002, Musk começou sua missão para enviar o primeiro foguete a Marte – uma idéia que eventualmente se tornaria a empresa aeroespacial SpaceX.

Ele encontrou um grande desafio logo de início. Depois de visitar vários fabricantes aeroespaciais em todo o mundo, Musk descobriu que o custo de comprar um foguete era astronômico, mais de US$ 65 milhões. Dado o alto preço, ele começou a repensar o problema.

“Eu tendo a abordar as coisas a partir de um modelo da física”, disse Musk em uma entrevista. “A física ensina você a argumentar com os primeiros princípios e não a partir da analogia. Então eu disse, certo, vejamos os primeiros princípios. Do que é feito um foguete? Ligas de alumínio de grau aeroespacial, além de algumas fibras de titânio, cobre e carbono. Então perguntei, qual o valor desses materiais no mercado de commodities? Descobriu-se que o custo dos materiais de um foguete era de cerca de dois por cento do preço praticado.”

Em vez de comprar um foguete acabado por dezenas de milhões, Musk decidiu criar sua própria empresa, comprar as matérias-primas barato e construir os seus próprios foguetes. A SpaceX nasceu.

Dentro de alguns anos, o SpaceX cortou o preço do lançamento de um foguete em quase 10x enquanto ainda gera lucro. Musk usou os primeiros princípios que quebram a situação até os seus fundamentos, para ignorar os altos preços da indústria aeroespacial e criar uma solução mais efetiva. 

O modo de pensar dos primeiros princípios é o ato de simplificar um processo até suas partes fundamentais que você sabe serem verdadeiras e então desenvolver a partir desta base. Vamos discutir como você pode utilizar os primeiros princípios refletindo sobre sua vida e trabalho.

Definindo os Primeiros Princípios

Um primeiro princípio é uma suposição básica que não pode ser deduzida. Mais de dois mil anos atrás, Aristóteles definiu um primeiro princípio como “o fundamento a partir da qual uma coisa é conhecida” 

O pensamento dos primeiros princípios é uma maneira elegante de dizer “pense como um cientista”. Os cientistas não assumem nada. Eles começam com perguntas como, o que é absolutamente seguro ser verdade? O que foi comprovado?

Em teoria, o pensamento dos primeiros princípios exige que você mergulhe mais e mais fundo até que você tenha apenas as verdades fundamentais de uma situação. René Descartes, filósofo e cientista francês, abraçou essa abordagem com um método agora chamado de Dúvida Cartesiana na qual ele “questionaria sistematicamente de tudo o que poderia duvidar até que ele fosse deixado com o que considerava verdades puramente indubitáveis”.

Na prática, você não precisa simplificar cada problema até o nível atômico para obter os benefícios dos primeiros princípios. John Boyd, o famoso piloto de caça e estrategista militar, criou o seguinte experimento de pensamento que mostra como usar os primeiros princípios de forma prática. 

Imagine que você tem três coisas:

  • Uma lancha puxando esquis
  • Um tanque militar
  • Uma bicicleta

Agora, vamos dividir esses itens em suas partes constituintes:

  • Lancha: motor, o casco de um barco e um par de esquis.
  • Tanque: piso metálico, placas de armadura de aço e uma arma.
  • Bicicleta: guidões, rodas, engrenagens e um assento.

O que você pode criar a partir dessas partes individuais? Uma opção é fazer uma moto de neve combinando o guidão e o assento da bicicleta, os trilhos de metal do tanque e o motor e os esquis do barco.

Este é o processo dos primeiros princípios em poucas palavras. É um ciclo de quebrar uma situação em peças nucleares e depois colocá-las todas juntos de uma forma mais eficaz. Deconstruir então reconstruir.

Como os primeiros princípios impulsionam a inovação

O exemplo da moto de neve também destaca outra característica dos primeiros princípios, que é a combinação de idéias de campos aparentemente não relacionados. Um tanque e uma bicicleta parecem não ter nada em comum, mas peças de um tanque e uma bicicleta podem ser combinadas para desenvolver inovações como uma moto de neve.

Muitas das idéias mais inovadoras da história foram resultado de reduzir as coisas até os seus princípios e depois substituir uma das partes-chave por uma solução mais eficaz.

Por exemplo, Johannes Gutenberg combinou a tecnologia de uma prensa de parafuso – um dispositivo usado para fazer vinho – com tipos móveis, papel e tinta para criar a prensa. O tipo móvel já estava sendo usado há séculos, mas Gutenberg foi a primeira pessoa a considerar as partes constituintes do processo e adaptar a tecnologia a um campo completamente diferente para tornar a impressão muito mais eficiente. O resultado foi uma inovação que mudou o mundo e a ampla distribuição de informações pela primeira vez na história. 

Uma vez que você tenha uma base de fatos, você pode desenvolver um plano para melhorar cada peça pequena . Esse processo leva naturalmente a explorar amplamente os melhores substitutos. Isso exige que você colete informações de diferentes disciplinas para criar novas idéias e inovações. A melhor solução não está onde todos já estão olhando.

A melhor solução não é onde todos já estão olhando.

A melhor solução não está onde todos já estão olhando. Click To Tweet

O desafio do raciocínio dos primeiros princípios

Os primeiros princípios de pensamento podem ser fáceis de descrever, mas bastante difíceis de se praticar. Um dos principais obstáculos ao pensamento dos princípios é a nossa tendência a otimizar a forma e não a função. A história da mala é um exemplo perfeito.

Na Roma antiga, os soldados usavam bolsas e sacolas de couro para transportar comida. Ao mesmo tempo, os romanos tinham muitos veículos com rodas como carruagens, carruagens e vagões. E, no entanto, há milhares de anos, ninguém pensou em combinar o saco e a roda. A primeira mala com rodas não foi inventada até 1970, quando Bernard Sadow estava transportando sua bagagem pesada através de um aeroporto e viu um trabalhador rolando uma máquina pesada sobre uma plataforma de rodas. 

Havia muita inovação acontecendo. Ao longo dos anos 1800 e 1900, os sacos de couro eram especializados para usos específicos: mochilas para escola, mochilas para caminhadas, malas para viagem. Zippers foram adicionados aos sacos em 1938. As mochilas de nylon foram vendidas pela primeira vez em 1967. 

Apesar dessas melhorias, a forma da bolsa permaneceu em grande parte a mesma. Os empreendedores estavam tão travados no que uma mala deveria parecer que eles não consideravam o que uma mala deveria fazer. Os inovadores passaram todo o seu tempo fazendo pequenas iterações sobre o mesmo tema.

O que parece inovação é muitas vezes uma iteração de formas anteriores em vez de uma melhoria da função central. Enquanto todos os outros se concentraram em como criar uma melhor bolsa (forma), a Sadow considerou como armazenar e mover as coisas de forma mais eficiente (função). Ao otimizar a função em vez da forma, a adição de rodas tornou-se óbvia.

Como pensar por si mesmo

A tendência humana de imitação é um bloqueio comum para o primeiro pensamento dos princípios. Quando a maioria das pessoas imagina o futuro, eles projetam um desenvolvimento da forma atual em vez de desenvolver a função e abandonar a forma.

Por exemplo, ao criticar o progresso tecnológico algumas pessoas perguntam: “Onde estão os carros voadores?”

Aqui está o assunto: temos carros voadores. Eles são chamados de aviões. As pessoas que fazem essa pergunta estão tão concentradas na forma (um objeto voador que se parece com um carro) que ignoram a função (transporte por vôo). 

Desconfie das ideias que você herda.

Desconfie das ideias que você herda. Click To Tweet

Para isso, Elon Musk se refere quando diz que as pessoas geralmente “vivem a vida por analogia”. Desconfie das ideias que você herda. Antigas convenções e formas anteriores são frequentemente aceitas sem se questionar e, uma vez aceitas, definem um limite em torno da criatividade. 

Essa diferença é uma das principais distinções entre a melhoria contínua e o modelo de primeiros princípios. A melhoria contínua tende a ocorrer dentro do limite definido pela visão original. Em comparação, os primeiros princípios exigem que você abandone sua fidelidade as formas anteriores e coloque a função no centro. O que você está tentando realizar? Qual é o resultado funcional que você procura alcançar?

Otimize a função. Ignore a forma. É assim que você aprende a pensar por si mesmo.

O Poder dos Primeiros Princípios

Ironicamente, talvez a melhor maneira de desenvolver idéias de ponta é começar por quebrar as coisas até os seus fundamentos. Mesmo que você não esteja tentando desenvolver idéias inovadoras, entender os primeiros princípios do seu campo é um uso inteligente do seu tempo. Sem uma compreensão firme do básico, há poucas possibilidades de se dominar os detalhes que fazem a diferença.

Toda inovação, incluindo as mais revolucionárias, requer um longo período de iteração e melhoria. A empresa no início deste artigo, SpaceX, executou muitas simulações, realizou milhares de ajustes e exigiu múltiplos testes antes de descobrir como construir um foguete acessível e reutilizável.

Os primeiros princípios não remove a necessidade de melhoria contínua, mas altera a direção da melhoria. Sem raciocinar sobre os primeiros princípios, você gasta seu tempo fazendo pequenas melhorias em uma bicicleta ao invés de uma moto de neve. O uso dos primeiros princípios o coloca em uma trajetória diferente.

Se você quiser aprimorar um processo ou crença existente, a melhoria contínua é uma ótima opção. Se você quiser aprender a pensar por si mesmo, o raciocínio dos primeiros princípios é uma das melhores maneiras de fazê-lo.


Escrito por James Clear


Also published on Medium.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot