X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Tecnologia e Inovação

As 4 fases da inovação

Asfasesdainovação

Você quer que a sua empresa seja a responsável pela próxima grande coisa do seu mercado? Aqui está uma pequena receita


Você quer que a sua empresa seja a responsável pela próxima grande coisa do seu mercado? Aqui está uma pequena receita

Quer ser a próxima grande empresa do seu mercado? O especialista em tecnologia Larry Downes diz que conseguir isso está mais fácil e, ao mesmo tempo mais difícil.

E se você quer saber como fazer isso, Downes pediu para observar mais longe do que a sua indústria de tecnologia, que está passando por mudanças e rupturas da noite para o dia.

Downes, co-autor do livro “BigBang Disruption: Strategy in the Age of Devastating Innovation” afirma que a notícia é muito boa para os inovadores e assustadora para as empresas que estão lutando para se manter.

Nos mercados de jogos e computadores, por exemplo, a mudança está acontecendo diariamente. Para as indústrias mais estáveis e reguladas, a mudança demora um pouco mais. Assim, quando a mudança vem, ela vai ser muito mais dramática, e até mesmo as pessoas em mercados estáveis precisam se preocupar, afirma Downes.

Ele cita o Twitter como um importante desregulador, e um exemplo de como uma ideia nova pode explodir em cena e, rapidamente ser adotados por usuários em todo o mundo.

Os empreendedores e os profissionais inovadores de hoje devem aprender a pensar e produzir de uma maneira nova.

Então, como uma empresa inovadora pode se debruçar sobre a construção de algo que vai perturbar o mercado? Aqui estão 4 estágios importantes que podem ajudar a inovação acontecer na sua empresa.

Fase #1: singularidade

Essa etapa é sobre criar experiências no mercado mais cedo. O novo modelo de inovação é baseado em uma série de experimentos, como componentes “fora da ciaxa”.

Hoje não se trata mais sobre criar tecnologia melhor e mais barata. Estamos vendo empresas e profissionais inovadores juntando coisas e lançando juntas, usando o crowdfunding para trabalhar com clientes reais.

Esta é uma maneira de baixo custo e baixo risco para construir uma marca.

Fase #2: o big bang

Esta é a fase do sucesso catastrófico, quando começa a colocar a sua inovação para rodar.

Como o Twitter, quando todo mundo gostou e o mercado adotou, quando o consumidor sabe sobre a sua inovação, você pode ir do zero a milhões de clientes.

É dessa maneira que as empresas crescem rapidamente.

As 4 fases para a inovação acontecer.

As 4 fases para a inovação acontecer.

Fase #3: o big crunch

Esta é a fase quando o mercado se torna saturado e significa que a sua marca pode desmoronar rapidamente.

Você tem o seu sucesso inicial, e acha que isso vai durar para sempre. Você pode atingir a sua saturação rapidamente, e precisa sair dela o mais rápido possível.

Acompanhe as tendências e perceba quando a maré estiver mudando para que você possa fazer as mudanças no momento certo, evitando que sua empresa se torne um dinossauro no mercado.

Fase #4: entropia

O Serviço Postal dos EUA é um grande exemplo de uma empresa que não vai mudar a tempo.

Você fica preso vendendo os mesmos produtos a um pequeno grupo de clientes. Essas empresas estão presas porque são forçadas a continuar oferecendo produtos que ninguém quer.

___

Este artigo foi adaptado do original, “How to Become the Next Big Thing in Innovtion”, do Fox Business.

Comente este artigo

Populares

Topo