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Tecnologia e Inovação

E-mail profissional: o que é e por que sua empresa deve ter um

Email profissional: um pequeno guia para sua empresa.


E-mail profissional: o que é e por que sua empresa deve ter um

Atualmente, é impossível falar em negócios sem citar a importância de ferramentas como marketing digital, mídias sociais, e-mail marketing e email profissional. 

Todos esses recursos são fundamentais para o bom andamento e a performance das organizações na era digital. 

No entanto, hoje falaremos especificamente de uma ferramenta em especial e que é fundamental para a comunicação profissional de uma empresa. Vamos falar do email profissional!

Esse simples recurso muitas vezes passa despercebido, mas tem uma grande importância nos negócios. Entenda mais nos tópicos a seguir e os motivos para a sua empresa ter um email corporativo.

Diferenças entre email profissional e pessoal

Antes de tudo, é importante entender as diferenças entre o e-mail pessoal e o e-mail profissional. Pode parecer óbvio, mas para muitos empreendedores iniciantes, ainda há dúvidas.

Um e-mail profissional se difere de um pessoal principalmente pela sua variedade de funcionalidades e o seu poder de personalização. Em outras palavras, um e-mail profissional pode ter a “cara” de qualquer empresa, o que é impossível em uma versão pessoal.

A sua maior diferença é a possibilidade de ser configurado com um domínio próprio e, assim, adquirir características únicas de uma organização.

Vantagens do e-mail profissional empresarial

A seguir, você poderá analisar os pontos fortes em possuir um e-mail profissional, vantagens estas que são bem interessantes.

Custo baixo

O e-mail profissional e empresarial é um dos recursos mais acessíveis dentre todos os outros no universo dos negócios digitais. 

Sendo assim, não há motivos relevantes para uma empresa não investir em uma comunicação profissional e personalizada. 

Os valores variam de acordo com o tipo de serviço contratado e o período, assim como acontece com os serviços de hospedagem de sites, por exemplo (que por sinal, também são bem acessíveis).

Gera diferencial de mercado para pequenos negócios

Outra grande vantagem do e-mail corporativo é o promover um diferencial que é percebido pelos clientes ou usuários.

Pode não parecer, mas um e-mail profissional faz toda diferença na comunicação entre empresas, principalmente para micros e pequenos negócios.

Isso porque um e-mail personalizado gera diferencial e mais profissionalismo, afastando aquela ideia de que uma empresa não é séria ou gerenciada por amadores.

Profissionaliza um negócio

Como consequência, há a profissionalização de um negócio simplesmente pelo e-mail. 

Tendo em vista que o e-mail é um dos pontos iniciais de contato de uma empresa, é comum que haja essa associação de profissionalismo por parte dos clientes. 

Além disso, ter um e-mail com nome de empresa pode ajudar a aumentar uma métrica importante: a entregabilidade.

Sobretudo, não custa lembrar que profissionalismo é um atributo de valor que é percebido pelos consumidores de qualquer produto ou serviço. E um e-mail profissional ajuda muito nessa percepção.

Oferece mais segurança

Outro ponto positivo é que uma ferramenta profissional oferece mais opções de segurança, como:

  • ferramentas antispam
  • recursos antivírus
  • suporte dedicado
  • configurações de login personalizados
  • possibilidades de recuperação de dados

Todos esses recursos são fundamentais em uma organização, principalmente quando se trata de informações confidenciais ou de grande valor estratégico.

Possui opções de armazenamento

Esse é outro ponto importante que só os e-mails profissionais oferecem.

Por mais que os provedores de e-mail gratuitos ofereçam espaços em disco generosos para o uso de seus serviços, nada se compara ao armazenamento profissional. 

Dessa forma, cada empresa pode adequar as suas necessidades de acordo com o que os provedores oferecem, podendo aumentar ou diminuir esses recursos conforme o desenvolvimento do negócio.

Por que sua empresa precisa de um e-mail profissional

Conhecendo as vantagens, você ainda está em dúvidas se precisa ou não de um e-mail profissional? Abaixo mostraremos mais alguns pontos que ajudarão na sua decisão.

Transmite credibilidade

Credibilidade é um fator fundamental para qualquer tipo de relação. E na relação entre cliente e empresa, transmitir credibilidade é um dos fatores de maior valor na comunicação.

Isso ocorre porque um e-mail profissional faz esse papel muito bem, mostrando ao consumidor que ele de fato está conversando com uma empresa idônea.

Pense por você mesmo: o que te garante mais confiança? Receber um e-mail de uma empresa com um domínio .gmail, .yahoo ou qualquer outro provedor, ou um e-mail profissional com um domínio próprio como [email protected]?

Certamente soa mais profissional aquela organização que ao menos se preocupou em garantir um e-mail com um domínio personalizado, não é mesmo?

Permite o uso de ferramentas de e-mail marketing

Outra grande vantagem em ter um e-mail profissional é poder utilizar as ferramentas de disparo de e-mail marketing

Isso porque só é possível usar tais ferramentas quando se tem um e-mail profissional com um domínio registrado. 

Portanto, mais um ponto para quem pretende investir em marketing digital é ter um e-mail personalizado.

Oferece mais funcionalidades

Alguns serviços de e-mail oferecem muitas funcionalidades em suas versões de uso pessoal.

No entanto, uma ferramenta de e-mail corporativo oferece muito mais em termos de funcionalidades e recursos.

A opção de armazenamento é uma das vantagens já citadas, mas existem outras como:

  • chats
  • videochamadas
  • encaminhamentos personalizados
  • personalização de identidade visual
  • agendamento de envios

Estes são apenas alguns dos recursos extras, pois tudo pode variar de acordo com a empresa ou provedor contratado.

Por conta disso, vale a pena analisar quais são os recursos mais importes e que vão de encontro às necessidades da empresa e assim fazer a melhor escolha.

Torna a rotina da organização mais produtiva

Todos os recursos citados anteriormente foram pensados e servem justamente para aumentar a produtividade das organizações, sendo ela uma microempresa ou uma multinacional.

Ademais, ao aumentar a produtividade também se aumentam os lucros de uma empresa. Com isso, uma simples ferramenta se torna algo fundamental para otimizar a performance de um negócio.

Logo, o e-mail corporativo também é um importante aliado que ajuda uma empresa a faturar mais.

Gera mais reconhecimento e idoneidade 


Saber que realmente está conversando com uma empresa séria e idônea é umas das preocupações dos consumidores na era digital, pois conforme a tecnologia avança, também são criadas novas formas de crimes virtuais.

Nesse ponto, um e-mail profissional ajuda o consumidor ou cliente a identificar rapidamente se um e-mail pertence ou não a uma organização oficial de fato.

Sendo assim, vale a pena investir nessa ferramenta simplesmente por gerar mais reconhecimento da sua empresa e evitar confusão por parte dos consumidores.

Oferece suporte dedicado

Ao contratar um serviço de e-mail profissional você contará com uma equipe de suporte dedicada para qualquer situação que envolva a ferramenta.

Além disso, o tempo de resposta para falhas e problemas técnicos também é bem menor, algo que não é oferecido nas ferramentas de uso pessoal.

Conclusão 

O e-mail profissional é uma ferramenta simples, mas que oferece inúmeras vantagens para uma empresa.

Além de ser muito acessível, esse recurso é essencial nessa era de negócios digitais, pois quase tudo é feito por meio da internet ou canais eletrônicos.

Com isso, ter um e-mail corporativo faz parte de qualquer rotina empresarial, pois além de profissionalizar, ele também aumenta a percepção de valor de qualquer organização.

E então, sua empresa já possui um e-mail empresarial ou ainda está usando algum provedor gratuito? 

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