Iniciar um canal no Youtube e dar certo do dia para a noite, é o mesmo que comprar um bilhete de loteria e ganhar. Muitas pessoas se iludem com isso, pois não é só montar o canal, é necessário traçar uma estratégia e estudar muito também.
Porta dos Fundos, Omelete, Jovem Nerd, Kéfera, são exemplos bem-sucedidos de empreendedorismo por meio do Youtube. Pensando nisso, a Youtuber Gabriela Cecon, do canal XManteiga, listou sete dicas para quem deseja seguir os mesmos passos. Veja:
1 – Entenda sobre o assunto
Ninguém se torna médico-cirurgião sem saber usar um bisturi, com o Youtube é a mesma coisa. Pesquise sobre a plataforma e entenda como utilizar todas as funções que ela oferece.
Procure saber também, sobre marketing digital. Atualmente é possível acessar inúmeros conteúdos sobre o assunto, desde e-books até vídeo-aulas gratuitas. O próprio Youtube possui o canal Creator Academy que ajuda quem é iniciante.
2 – Cenários Análogos
Cenários análogos são técnicas de inovação. Funciona assim, você define para onde quer chegar e coleta informações de diversos negócios similares ao seu. Por exemplo, vamos supor que você deseja criar um canal de comédia. Então será necessário pesquisar tudo sobre o gênero.
Procure buscar referências e estuda-las desde o início: como começaram, como escrevem seus roteiros, quais são suas referências e principalmente, como ganham dinheiro. Para esta técnica funcionar melhor, saia da caixa. Pense em cenários análogos descontraídos, como por exemplo, aquele janta super divertido com amigos. O que você consegue abstrair desta experiência? Este é um excelente cenário análogo para quem quer divertir pessoas na internet.
3 – Modelo de negócios
Se você acha que o dinheiro virá apenas por meio dos anúncios da plataforma, sua visão está errada. Existem diversas maneiras de ganhar dinheiro, como com a ajuda de agências de comunicação e marketing que aliam sua imagem e credibilidade ao poder de influenciar pessoas e marcas.
A Faz Inova disponibiliza um curso gratuito sobre uma técnica chamada Business Model Canvas, feita para montar um modelo de negócios inovador e atual. A técnica já é utilizada por empresas que entendem e procuram se adequar a uma revolução tecnológica e social muito rápida. Uma empresa nova e moderna não terá êxito se ficar presa à modelos tradicionais de negócios.
A leitura do livro Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur, também é muito recomendada para quem deseja inovar e empreender.
4 – O feito é melhor que o perfeito
Muitas pessoas me perguntam se conseguiriam iniciar seus canais com câmera do celular e a minha resposta é sempre a mesma: depende da proposta e do conteúdo do canal. Sabemos que muitos Youtubers bem-sucedidos iniciaram assim, mas posteriormente, para manter a audiência, foram quase que obrigado a investir em equipamentos e infraestrutura. Mesmo assim, o início amador foi muito importante, pois se não começassem assim, não teriam o sucesso atual.
O mesmo se aplica à edição de conteúdo. É possível iniciar a edição com o editor Movie Maker, mas conforme o projeto for crescendo, será necessário utilizar editores mais profissionais. No XManteiga, utilizamos o Adobe Premiere Creative Cloud, que oferece um pacote mensal com 60% de desconto para estudantes.
Comece, faça, erre, e erre rápido. Errar é fundamental para aprender e ter sucesso.
Vale a leitura do livro Fail Better: Design Smart Mistakes and Succeed Sooner (Falhe Melhore: Projete Erros Inteligentes e Prospere Mais Cedo).
5 – Defina tema e público-alvo do canal
A lição de criar seu modelo de negócio e errar vai te ajudar muito a encontrar o nicho certo para investir. Como qualquer empresa, seu canal deve ter um seguimento e um público que seja sua audiência. Por exemplo, se você fez dez vídeos sobre bolo e um sobre massas artesanais, veja qual tema rendeu mais visualizações e invista nele.
Nunca se apegue a uma ideia só, esteja aberto a outras possibilidades e teste todas. No início de todo projeto, divergências são comuns, mas depois de um tempo, convirja com base na experiência. Você verá que o resultado será mais rápido.
6 – Seu público é seu cliente
Tenha em mente que seu público é seu cliente, o coração do seu negócio. Saiba quem são, o que gostam, como se divertem. Dê atenção a eles e interaja, inclusive quando receber algum tipo de crítica. Responda seus comentários, faça pesquisas de satisfação e debata suas propostas de valor, como você pretende os agradar. Tenha compromisso, poste vídeos com frequência e nunca prometa o que não puder cumprir.
7 – Se divirta
Como diria Confúcio, “Escolha um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”. Transmita paixão pelo que faz e você terá seguidores fiéis.
O livro “A Startup Enxuta”, de por Eric Ries, vai transformar a sua vida e a forma de pensar, assim como mudou a minha e a de muitas pessoas que sonham ter seu próprio negócio.