X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Vantagens da cerâmica são divulgadas na Rio+20


Rio de Janeiro – A origem da cerâmica é milenar e o produto permanece essencial à vida humana. Tijolos, telhas, pisos e utilitários domésticos são feitos de argila até hoje. Essas peças  podem ser fabricadas também de concreto (cimento) e costumam até ser mais baratas, porém não possuem as características e benefícios da cerâmica.

A Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) realizou o estudo Avaliação do Ciclo de Vida do Produto Cerâmico (ACV) e está expondo os resultados na feira de tecnologias e inovações no Pier Mauá, que integra a programação da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A ACV aponta as vantagens em se optar por produtos cerâmicos na hora de construir.

O estudo ACV é uma técnica que avalia aspectos ambientais e impactos relacionados com todo o ciclo de vida de um produto, processo ou serviço. Todas as etapas são consideradas, da extração de matérias-primas ao processamento, transporte, produção, utilização, distribuição e descarte final.

O segmento da cerâmica vermelha foi o primeiro da construção civil no Brasil a desenvolver e publicar estudo completo do impacto ambiental do ciclo de vida de seus produtos. Entre os objetivos da Anicer figura a necessidade de destacar as vantagens da cerâmica natural em comparação com os produtos feitos de concreto.

Resultados da ACV apontam que telhas cerâmicas impactam menos o meio ambiente do que as telhas de concreto; o processo de produção desses produtos consome 70% menos água; o transporte gera menos emissões de carbono, já que as distâncias percorridas são menores. O fato de usar fontes de energia renováveis na queima de cavacos, paletes e pó de serra torna a produção cerâmica menos impactante em termos de mudanças climáticas.

A Anicer representa o segmento de cerâmica vermelha e conta com 257 associados de todas as regiões brasileiras. Estima-se que existam cerca de sete mil empresas de pequeno a grande porte no país fabricantes de produtos de cerâmica vermelha. Juntas geram aproximadamente 300 mil postos de trabalho diretos e 900 mil indiretos. Em termos tecnológicos, há muita diferença entre as regiões e empresas.

Qualidade

Nos últimos anos, a instituição, em parceria com o Sebrae em Mato Grosso, vem desenvolvendo o projeto Conheça seu Produto, com o objetivo de aprimorar a qualidade da cerâmica vermelha no país. Técnicos e consultores vão até as indústrias e avaliam desde a extração da argila até o produto acabado. As duas instituições apoiam empresários do segmento que queiram melhorar a produção.

Serviço:
Centro Sebrae de Sustentabilidade
55 (65) 3648-1270
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.sustentabilidade.sebrae.com.br

 

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot