X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Varejistas do Maranhão apostam no associativismo


São Luís – O desejo de mudar e adquirir novo olhar sobre o negócio tem motivado um grupo de 17 empresários de Coelho Neto, no Maranhão, a buscar na gestão a chave para maior competitividade e sucesso no mercado. Eles participam do Projeto Varejo Competitivo, executado pela Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias para fortalecer o segmento de mini-mercados e mercearias do município por meio da melhoria nos processos de gestão.

Ao ver os concorrentes como parceiros, e não meros competidores, os empresários descobriram a força do associativismo, criando uma Central de Negócios que já está em vias de ser formalizada. “Enquanto aguarda os trâmites da formalização, o grupo aprende a fazer compras coletivas, a negociar preço junto a fornecedores e a realizar um rodízio de mercadorias para não emperrar o estoque. Essa mudança advém das capacitações recebidas”, informa a gestora do projeto, Larissa Gomes.

Empréstimo de mercadorias

Para a logística, os empresários utilizam a sede própria da União dos Varejistas de Coelho Neto (Uvcon). As mercadorias chegam e cada integrante do grupo se responsabiliza pelo seu pedido. Quanto ao rodízio, o funcionamento é simples: os que precisam de uma mercadoria tomam emprestado de quem tem mais.   

Num passado não tão distante, a visão de trabalho associativo era inexistente entre os participantes do projeto em Coelho Neto e empréstimo de mercadorias, impensável. “A lei do cada um por si prevalecia. Agora entendemos que o melhor não é tirar vantagem em tudo, mas aprender a cooperar”, revela Luiz Santos e Silva Filho, do Mercadinho São Luiz.

Serviço

Sebrae no Maranhão – (98) 3216.6133 – www.ma.agenciasebrae.com.br

Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot