X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

benefíciossurpreendentesdobanhofrio
Vida Saudável

5 benefícios surpreendentes do banho frio

O banho frio pode parecer assustador. Mas ele pode ser muito benéfico a sua saúde


O banho frio pode parecer assustador. Mas ele pode ser muito benéfico a sua saúde

Você provavelmente vê o banho frio como uma coisa terrível que você nunca vai tentar por vontade própria. Em vez disso, são forçados por circunstâncias além de seu controle.

Mas e se eu lhe dissesse que o banho frio é ótimo? Se uma pessoa muda o seu chuveiro de quente para frio, ela está fazendo um grande favor para a sua saúde e sua cintura.

Convido a considerar 5 benefícios surpreendentes de banhos frios.

Não há nada de especial em banhos quentes

Antes de introduzir os benefícios reais de banhos frios, vamos estabelecer o simples fato de que banhos quentes são um luxo e não uma necessidade.

Durante a maior parte da história da humanidade, as pessoas tinham que tomar banho em qualquer lugar onde a água estivesse disponível.

Se você já nadou em um lago, você pode provavelmente se lembrar que a água muitas vezes era fria. Os gregos inventaram sistemas de aquecimento dos banhos públicos no século 1 A.C., mas, curiosamente, muitos gregos optaram por continuar a tomar banho de água fria, devido aos benefícios de saúde.

Agora vamos aos benefícios.

#1. Banhos frios queimam gordura

Existem 2 tipos de gordura em seu corpo: gordura branca e gordura marrom. A gordura branca é a vilã e a gordura marrom é o mocinho.

A gordura branca é a gordura corporal que todos conhecemos e lutamos para nos livrar. Quando consumimos mais calorias do que nosso corpo necessita para funcionar e não queimamos as calorias dessa energia, elas são armazenadas como gordura branca, que tende a se acumular em sua cintura, costas, pescoço e coxas.

A gordura marrom é o mocinho que você pode nunca ter sequer ouvido falar, e sua função é gerar calor para manter seu corpo quente.

Aqui está a boa notícia: quando a gordura marrom é ativada devido ao frio extremo, ela queima calorias para nos manter aquecidos, o que poderia fornecer um útil auxiliar em seu plano de perda de peso.

Quanto auxilia? Pesquisadores escandinavos descobriram que a exposição a temperaturas frias aumentaram em 15 vezes a taxa metabólica da gordura marrom, o que pode ajudar uma pessoa a diminuir a cinturinha em 1 ano se mantiver isso.

Banhos frios ajudam você a queimar gordura.

Banhos frios ajudam você a queimar gordura.

#2. Banhos frios impulsionam a recuperação após o exercício

Atletas muitas vezes tomam banhos de gelo após treinamentos vigorosos para reduzir a dor. Você não precisa levar isso tão a sério, mas você pode ter um benefício semelhante com uma ducha fria rápida após suas sessões de treinamento.

Talvez subir as escadas não vai ser tão agonizante com uma pequena dose de frio no final daquela corrida.

#3. Banhos frios melhoram o humor e o estado de alerta

Quem não se sente um pouco grogue quando dá o primeiro passo para fora da cama? Isso é algo que todo mundo luta contra, mas se você quer acrescentar um pouco de vitalidade na primeira coisa que faz pela manhã, tome uma ducha fria antes de ir para o trabalho.

Quando a água fria derrama sobre seu corpo, sua respiração se aprofunda em resposta ao choque do frio (este é o seu corpo tentando mantê-lo aquecido, aumentando a ingestão total de oxigênio).

Sua frequência cardíaca também irá aumentar, resultando em um fluxo de sangue através de seu corpo, que irá ajudá-lo a se manter energizado para o dia.

#4 . Banhos frios reforçam a imunidade e a circulação

Lembra como eu mencionei que duchas frias aceleram a sua taxa metabólica, o que ajuda a queimar gordura?

O aumento desta taxa ativa o sistema imunológico, o que libera glóbulos brancos que combatem vírus e ajudarão você a ficar doente com menos frequência.

Banhos frios também aumentam a circulação sanguínea em geral, o que pode ajudar a evitar a hipertensão e o endurecimento das artérias.

Banhos frios fazem bem à circulação sanguínea.

Banhos frios fazem bem à circulação sanguínea.

#5. Banhos frios lhe dão um corpo e uma pele atraentes

Se você quer reduzir o aparecimento de acne, duchas frias poderiam fazer isso por você. A água quente resseca a pele, enquanto a água fria aperta suas cutículas e poros, impedindo-os de ficarem obstruídos.

Você também pode usar as duchas frias para mais fazer seu cabelo ficar mais brilhante, mais atraente que o seu parceiro não vai resistir. A água fria fecha a sua cutícula, tornando menos provável a sujeira de se acumular no couro cabeludo.

Coloque em prática

Se você já leu algum dos livros de James Bond, você certamente já percebeu sua visão única sobre banhos.

Bond, durão extraordinário, começou com água quente, mas abaixou a temperatura para frio ao término do seu banho.

Esta peculiaridade do personagem é teorizada para ser um assentimento da ascendência escocesa de Bond, já que um banho “hot-to-cold” é muitas vezes referido como uma “ducha escocesa”.

Se você quer aproveitar os benefícios surpreendentes de chuveiros frios, eu sugiro começar imitando a rotina de banho de Bond. Você também pode tomar uma ducha alternada simplesmente mudando a temperatura de água de quente para fria a cada 10-20 segundos.

Quando você se sentir corajoso e ter a força mental que você precisa para sobreviver ao tremor, tente um banho de água fria a todo vapor.

Responda nossa enquete:

[interaction id=”5690f6a1bb46ccdb053e4a76″]

Desafio aceito? Volte aqui e me diga como foi nos comentários.

___

Este artigo foi adaptado do original, “5 Surprising Benefits of Cold Showers”, do Lifehack.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot