X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Na Web

Inspirar para liderar, esta é a ordem


Via RSS de Insistimento

Ouça este post, faça download do áudio ou baixe seu PDF.

Em 2008 escrevi o meu primeiro artigo neste blog. Passados três dias do meu aniversário de 29 anos, comecei a escrever aqui como quem não quer nada. O meu prazer, na época, estava em tão somente organizar as minhas ideias no “papel” e compartilhá-las com o mundo. Porém, a cada dia, crescia uma força dentro de mim que me impulsionava a escrever mais e mais. Era algo que eu gostava e que fazia com prazer. Hoje, quase três anos depois, me realizo vendo que as minhas ideias estão sendo levadas adiante, compartilhadas e, principalmente, inspirando pessoas a seguirem o propósito do Insistimento. Fazendo um empreendedorismo honesto, baseado na ação e não nos seus resultados, indo além de medos e de crenças, para que toda a humanidade possa evoluir em conjunto. O que faz com que uma pessoa se torne líder? O que motiva as pessoas para seguirem alguém? Qual é o verdadeiro trabalho de um líder?

TENHA UMA VISÃO MAIOR QUE VOCÊ MESMO
Acredito que foi pelo fato de cultivar uma visão maior do que o meu próprio umbigo, que outras pessoas se aproximaram dela. Quando eu olho o excelente trabalho que o Matheus, o Branquinho e o Marcelo estão fazendo, fico realmente impressionado e agradecido por ter permitido que esse tipo de engajamento pudesse ocorrer. Apesar de estarmos trabalhando juntos há pouco mais de um mês, sempre deixo claro o nosso propósito de servir aos nossos leitores e clientes com os nossos talentos. Quando finalizamos um artigo, uma revista ou um e-book, por exemplo, nosso trabalho já está “pago” por mais que não ganhemos um só real. Todos nós nos realizamos na nossa área específica, servindo um ao outro em um círculo virtuoso de geração de conteúdo de qualidade.

Eu tenho uma visão de mundo muito clara. Imagino um mundo onde cada pessoa vive e trabalha exercitando-se no seu próprio dever. Sem essa de trabalhar só para ganhar dinheiro. Imagino um mundo onde cada pessoa dê o seu melhor no seu papel, formando assim o círculo virtuoso como hoje temos aqui na equipe do Insistimento. O que fez com que eu me tornasse líder? Apenas o fato de eu ter compreendido o que somente eu deveria fazer. Não faço nada demais aqui. Faço apenas a minha pequena parte e só aquilo que eu posso fazer. Estaria fazendo demais se tentasse fazer o meu e o seu trabalho e, muito provavelmente, faria ambos muito mal. Porém, faço só o meu trabalho e inspiro outras pessoas, através dos meus textos e deste projeto, a fazer o trabalho que lhes cabe.

DÊ MAIS QUE DINHEIRO PRA SUA EQUIPE
Nesta excelente animação sobre a palestra de Daniel Pink na RSA sobre o seu livro “Drive: The surprising truth about what motivates us (A surpreendente verdade sobre o que nos motiva)“, Daniel demonstra através de dois estudos, três fatores que apontam ser capazes de melhorar o desempenho e satisfação pessoal da sua equipe. São eles:

  1. Autonomia: nosso desejo de conduzir a nossa própria vida.
  2. Domínio: nossa vontade de nos tornarmos melhor em algo.
  3. Propósito: queremos contribuir com algo maior que nós mesmos.

Isso acontece aqui no Insistimento e eu não li o livro ou assisti esta palestra antes de colocar isso em prática. Apenas levei em conta três princípios:

  1. O dinheiro só paga as contas. Só o trabalho feito com prazer é que traz algum benefício para a nossa vida.
  2. Se gostamos de escrever, precisamos nos concentrar para fazer somente isso e melhorar a cada novo dia.
  3. Somente existimos quando contribuímos para que a vida de outra pessoa se torne melhor.

Foi com esses três princípios em mente, que este projeto nasceu. Não foi pelo dinheiro, mas pelo trabalho. Entendi que não dava para eu ser bom em tudo e por isso precisava de outras pessoas fazendo aquilo, onde elas fossem melhores, para que o conjunto do nosso trabalho se tornasse um verdadeiro clássico. Enfim, também entendi que toda produção de produtos e serviços no mundo, só existe para tornar a vida das outras pessoas melhor e isso também tinha que ocorrer aqui. Conduzindo o projeto assim, dei motivos para outros agirem conforme esses princípios naturais. Foi assim, que este trabalho foi iniciado e que hoje é conduzido a oito mãos e permite você também se engajar.

ELIMINE A SUJEIRA PARA SE TORNAR UM LÍDER
Líder virou um adjetivo muito maior do que ele deveria ser. Esqueceram que toda pessoa quando nasce já é um líder. Porém, essa liderança natural vai sendo substituída pouco a pouco pela domesticação humana e, quando alguma pessoa adulta resolve assumir total responsabilidade pela sua vida, a chamam de líder. Ora! Líder ela sempre foi! Só não permitia que a força que a liderava desde o início florescesse.

O meu único aqui é o de eliminar o máximo a minha sujeira interna para permitir que os meus talentos saíssem e fizessem o seu trabalho. Para ser líder, precisamos entender que não somos tão especiais como imaginávamos. Somos simples criaturas cheias de sujeira cobrindo nossos talentos. É preciso descer do pedestal e nos unir a outras pessoas, inspirando-as a servirem também ao seu dever. Quando antes dos meus 29 anos, coloquei um site no ar perguntando simplesmente “O que você quer?”, com uma caixa de texto para o visitante digitar aquilo que queria, percebi que eu só existiria se compartilhasse com os outros aquilo que somente eu tinha a capacidade de dar. Não por ser especial, mas por ser único, com um conjunto de talentos únicos.

LIDERE A SUA VIDA
Muitas pessoas estão precisando neste momento que você lidere a sua própria vida. Escondendo-se atrás das suas desculpas de não ter dinheiro, oportunidade, etc., você não cumpre o seu dever e desperdiça a sua vida, tentando dar o seu melhor em uma profissão que deveria estar sendo ocupada por outra pessoa. Você já parou para pensar nisso? Realmente não me considero nada, mas vejo que se este projeto não tivesse sido iniciado há três anos, não teria possibilitado você a ter um conteúdo de qualidade chegando toda semana às suas mãos, para que você trabalhe e evolua conosco.

“Sei que o meu trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.” ~ Madre Teresa de Calcutá

Só vemos beleza no funcionamento do nosso corpo, porque cada uma das células executam o seu trabalho perfeitamente, assim como cada um dos nossos órgãos. O cérebro não tenta fazer o papel do estômago, bem como o intestino não tenta executar as tarefas dos pulmões. Cada órgão cumpre com o seu dever e age em prol da beleza do conjunto. Só haverá beleza na humanidade, quando o conjunto dela for belo. Somente quando cada um de nós cumprirmos o nosso dever, é que a beleza, por completo, irá se manifestar.

Lidere-se, inspire e lidere outros, essa sim é a ordem para um mundo mais belo e empreendedor.

Inspirar para liderar, esta é a ordem é um artigo do Insistimento escrito por Marcos Rezende

» Loja do Insistidor «

Já está no ar a nossa nova loja com novos produtos e a Revista do Insistidor disponível para compra.

http://loja.insistimento.com.br/

lVOwzJeczM
Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot