X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

15 fotografias das superestruturas que nos colocaram no espaço


“É fácil inventar uma máquina voadora”, disse o engenheiro de aviação do século XIX Otto Lilienthal, “difícil é construir uma; fazer ela voar é tudo.” O desafio da viagem aérea (e depois da espacial) começou não montando aeronaves, mas sim construindo uma máquina de simulação realística para testar as aeronaves.

O mesmo aconteceu na NASA, nas suas primeiras tentativas. Quando visitei alguns anos atrás, os enormes galpões e locais de testes tinham em grande parte se tornado museus. Mas em um momento, aquelas superestruturas tinham a chave para mandar o homem em órbita. Grandes túneis, torres de andaimes enormes, e sítios de escavação foram a primeira evidência concreta do progresso para o espaço. Claro, os foguetes e naves espaciais roubaram o show – mas há um monte de realizações notáveis que acompanharam esse desenvolvimento.

Nesta semana, Maria Popova nos mostrou o arquivo de domínio público da NASA< onde dúzias de imagens dramáticas de alguns dos primeiros projetos estão arquivados. É fácil ver como esses espaços cinematográficos devem ter despertado a atenção de cineastas como Stanley Kubrick; alguns deles poderiam estar em um filme expressionista alemão, em que enormes paredes esculturais fazem o personagem parecer um anão. São imagens históricas, mas também são fotografias belíssimas. Confira algumas das melhores a seguir, ou vá ao arquivo ver a coleção completa. [NASA on the Commons via Brain Pickings]

ku-xlarge (2)

1927: Em Langley, este túnel de pesquisa de propulsores foi palco de testes para o primeiro avião de escala completa, o Sperry M-1 Messenger. O que vemos aqui é o “cone de saída”, onde o chefe de aerodinâmica Elton W. Miller está de pé.

ku-xlarge

1931-34: Hangar One, na Estação Aérea Naval de Sunnyvale, foi uma das maiores construções desse tipo. Foi feita para abrigar o dirigível da marinha dos Estados Unidos (!), o USS Macon. O hangar poderia abrigar de campos de futebol, e tinha portas únicas que poderiam se “reverter” com a casca de uma laranja. Depois do Macon bater, se tornou uma instalação de treinamento.

ku-xlarge (1)

Outra imagem do Hangar One.

ku-xlarge (3)

1942: Esta imagem mostra a torre de resfriamento de um túnel de vento de alta velocidade de quase cinco metros.

ku-xlarge (4)

1943: Uma vista do cone de entrada do túnel de vento Ames com um dirigível ao fundo.

ku-xlarge (5)

1947: Aqui estamos olhando por dentro do maior túnel do mundo, o de Ames, com 12×24 metros. Na velocidade máxima, ventiladores de 12 metros de largura geravam vento a velocidades próximas a 180km/h. O modelo no topo parece pequeno – mas ele tem quase 15 metros de largura. Está montado sobre estacas porque está em fase de testes; a NACA prontamente fornecia os dados para os engenheiros norte-americanos de aeronaves.

ku-xlarge (6)

1948: Após a segunda guerra mundial, o Comitê Nacional para Aconselhamento sobre Aeronáutica (NACA) começou o boom de engenharia pós-guerra no Laboratório de Ames, na Califórnia. Este túnel de ventos de alta velocidade era onde novas ideias sobre engenharia aeroespacial nasciam nos anos 40.

ku-xlarge (7)

1950: Esta foto mostra a casa acústica do Túnel de Vento Supersônico original. O alojamento foi adicionado por causa de reclamações de vizinhos sobre o barulho – os engenheiros da NASA tiveram que construir uma área para amortecimento de ruído.

ku-xlarge (8)

Lembra dos cantos pontiagudos do túnel de vento acima? Era um desafio fazer o ar fluir suavemente através dos cantos, e por isso o engenheiros criaram essas lâminas estilo cata-vento (visto aqui no Túnel de Vento de Pressão em Langley), o que obrigava o ar a fazer curvas mais suavemente. Sem as palhetas, turbilhões prejudicariam os dados do teste.

ku-xlarge (9)

1956: Uma válvula de balanço de 7,3 metros de diâmetro em diferentes fases de abertura no túnel de vento supersônico.

ku-xlarge (10)

1957: Engenheiros dentro do túnel de vento supersônico observam um modelo de aeronave supersônica.

ku-xlarge (11)

“A plataforma de cardã”, explica a NASA, “foi projetada para simular os movimentos de uma cápsula espacial caindo e rolando e para treinar astronautas do Mercury para controlar e ativar jatos de nitrogênio usados em freios e recuperar o controle do veículo. Esta instalação foi construída no Centro de Pesquisa Lewis, agora Centro de Pesquisa John H. Hlenn em Lewis Field.”

ku-xlarge (12)

1962: Um modelo do Lockheed C-141 no túnel de dinâmica transônica, o primeiro túnel de teste aeroelástico do mundo – o que exigiu um túnel que pudesse simular rajadas. A NASA explica que “no fim dos anos 40, com o advento de aviões com asas finas e flexíveis, foi reconhecida a necessidade de testar modelos dinamicamente e elasticamente escalados de aeronaves. Em 1954, a NACA começou a converter o túnel de pressão de Langley para testes dinâmicos de estruturas de aeronaves. A antiga seção circular de testes foi reduzida, e as paredes de fenda foram adicionadas para operações transônicas. Um sistema de suporte foi concebido para liberar o modelo para campo e imersão quando as asas começaram a oscilar em resposta à corrente de ar flutuante.”

ku-xlarge (13)

1964: Este enorme sítio de escavação parecido com uma cratera foi escavado para criar a fundação para o A-2 test stand, que foi criado para testar e certificar para voo o sistema de reforço para a missão Apollo.

ku-xlarge (14)

1960-64 – Eis uma bancada de testes em construção – na verdade, é uma bancada de testes sendo completamente remodelada, já que as primeiras não eram grandes o suficiente para acomodar os estágios da Saturn V.

adafbd ZUYfwXpw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot