X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

2 lições de planejamento que aprendi com Garrincha


Apesar da habilidade contestável, sou um grande entusiasta do futebol. Com destaque para o jogo bonito e extremamente eficaz do glorioso Bahia, que finalmente está de volta à série A.

De qualquer forma, hoje vou falar sobre as lições aprendidas com 2 histórias que ouvi sobre o ídolo de outro clube, Manoel Francisco dos Santos, o famoso Garrincha.

garrincha e empreendedorismo

Olha a cara de maroto do indivíduo

História 1
No treino logo antes de um jogo da seleção o técnico fala para Garrincha:
– Garrincha, é o seguinte. Você pega a bola pelo canto, entra na área, dribla o zagueiro russo e toca pro Vavá fazer o gol.

Eis que então, com grande sabedoria e espírito de planejador, Garrincha responde:
– Tudo bem professor. Mas você também combinou isso com o zagueiro russo?

Moral da história: Planejar é fundamental, mas não conte com o que não está sob sua influência direta.

História 2
Em outro treino, o técnico passa as instruções para Garrincha:
– Garrincha, é o seguinte. Você pega a bola na intermediária, dribla o Joãozinho, entra na área e chuta no canto esquerdo pra fazer o gol.

Em certo momento do jogo Garrincha pegou a bola na intermediária e partiu pra área. Nisso, ele driblou o primeiro zagueiro e saiu da área. Foi em direção ao segundo zagueiro, o driblou e saiu da área. Depois, ele ainda fez questão de driblar o volante para só então entrar na área e fazer o gol.

Já no vestiário, o técnico comenta:
– Po Garrincha, bacana o que você fez, foi um golaço. Mas por que você enrolou tanto para fazer o gol?

Eis que então, Garrincha responde:
– Professor, você me falou pra driblar o Joãozinho e depois fazer o gol. Como eu não sabia qual deles era o Joãozinho, preferi driblar os 3 só pra garantir.

Moral da história: Missão dada, missão cumprida.

Conclusão
Logicamente não posso afirmar que de fato esses diálogos ocorreram e não podemos levar essas lições ao pé da letra, mas quem precisa lidar diariamente com a diferença entre o plano e a realidade com certeza se identifica com essas situações.

Como diria nosso amigo Gustavo Caetano, se o terreno estiver diferente do mapa, siga com o que você está vendo no terreno.

Abraços,
Millor Machado (driblando a concorrência e partindo pro gol)

P.S: O primeiro clube que Garrincha jogou foi o Esporte Clube Pau Grande, na sua cidade natal, Magé-RJ. Fica a dica pra aqueles que gostam de enxergar o duplo sentido nas coisas.

P.S.2: O Esporte Clube Pau Grande chegou a participar da 3a divisão do campeonato carioca, mas apesar dos esforços, o Pau Grande não conseguiu subir.

————————————————————

Veja também:

  1. O primeiro planejamento que sua empresa precisa fazer
  2. Planejamento não é prever o futuro, mas sim se preparar para ele
  3. Caso de Empreendedorismo: A importância do planejamento estratégico

XsuROAZ

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot