X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

20 imagens incríveis de instalações da era atômica


Este ano, fotos ultra-secretas do nascimento da bomba atômica foram enfim liberadas para o público. As imagens de como o governo dos EUA usou a tecnologia após a Segunda Guerra Mundial são tão interessantes quanto as do desenvolvimento da bomba.

O Departamento de Energia dos EUA só foi criado em 1977. Mas suas raízes estão em projetos supervisionados por vários outros órgãos, como o Corpo de Engenheiros do Exército e a Comissão de Energia Atômica, que foi nomeada para nos liderar ao futuro maravilhoso, limpo e movido a energia nuclear depois da guerra — mas que foi abolido na década de 1970, quando se percebeu o impacto ambiental e os perigos da radiação para humanos.

Há três décadas, a Comissão de Energia Atômica (ou AEC, sigla para Atomic Energy Comission) supervisionou uma ampla gama de projetos, desde colocar um “coração nuclear” numa vaca até a tarefa um pouco menos dramática de descobrir como projetar usinas seguras de energia nuclear.

O Departamento de Energia mantém um monte de fotos de arquivo da era do pós-guerra no Flickr, incluindo um álbum gigantesco de instalações afiliadas ao AEC, do Fermilab ao Acelerador Linear de Stanford. É um vislumbre de uma organização complicada e desajeitada, cujo legado varia de importante a moralmente indefensável. Abaixo, você encontrará algumas das fotos, mas veja também o enorme arquivo — sério, vale alguns minutos do seu dia.

ff pOfRCXzYv

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo