X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

25% dos celulares vendidos no Brasil já são smartphones


Está mais difícil encontrar dumbphones nas ruas? Ao mesmo tempo os smartphones se proliferam e encontrar um Galaxy S, um iPhone ou um Xperia com pessoas no metrô ou na fila do banco já não é coisa de outro mundo? Progresso, bem-vindo ao Brasil!

Os números são do IDC e foram obtidos pela Folha. Eles revelam um cenário de evolução no nosso mercado de telefonia móvel. As vendas de smartphones cresceram 77% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2011 — de 3,8 milhões no ano passado, compramos 6,8 milhões neste. Com isso, os smartphones responderam por 25% das vendas de celulares, um número bem expressivo.

Mais do que smartphones, porém, os webphones, aqueles celulares simples mas com algum acesso a redes sociais e email, como o MotoGo, da Motorola, cresceram. Assustadoramente. Entre janeiro e junho de 2012, quase metade dos celulares vendidos no país, 40,3% deles, foram dessa categoria.

A gente não entende muito bem por que isso faz sucesso, mas parece que o papo da Motorola de que os aparelhos funcionam como porta de entrada para quem vem dos dumbphones encontra respaldo na prática. E aponta para um futuro difícil para a categoria, já que após esse contato é bem provável que os olhinhos do ex-dono de um dumbphone passem a brilhar por smartphones de verdade.

Todos esses números mostram dois movimentos de transição que ocorrem ao mesmo tempo, de acordo com Bruno Freitas, analista da IDC: de dumbphones para webphones e de webphones para smartphones. A previsão é de que em 2015 a categoria de smartphones ultrapasse em vendas a dos dumbphones e webphones combinadas, o que provavelmente ajudará a manter o faturamento das empresas graças ao preço médio maior — no segundo trimestre de 2012 o mercado brasileiro de celulares como um todo amargou uma retração de 22% em relação a 2011, mas o faturamento foi 9% maior graças à maior participação dos smartphones. [Folha. Foto: Vy Vu/Flickr]

d di
d nByqrmgSc

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot