Incentivar equipes é um dos grandes desafios de um negócio. Quando se compete com os salários e pacotes de benefícios oferecidos por grandes corporações, esse problema se torna ainda maior. Desse modo, é fundamental traçar um plano de retenção de talentos que vá além do apelo financeiro. Em um post publicado recentemente no site da Inc., os consultores americanos Karl Stark e Bill Stewart, ensinam algumas estratégias básicas para deixar os funcionários felizes.
Crie um senso de propriedade
Muitos empreendedores caem na armadilha de acreditar que os colaboradores são apenas recursos para atingir metas. É importante lembrar que cada funcionário é uma pessoa com visões, ideias e sonhos próprios. É importante manter o diálogo aberto e deixar que eles opinem sobre decisões estratégicas. Isso ajuda a cultivar um sentimento de que todo mundo é dono do negócio.
Encontre um propósito
Não basta ser líder de mercado ou registrar um aumento no faturamento. Sem um propósito definido, equipes tendem a se sentir desmotivadas. Defina qual é o impacto e a missão da empresa – além do lucro – a longo prazo e transmita esse conceito com clareza. Mostre às pessoas ao seu redor como elas estão fazendo parte de uma história especial.
Seja otimista
Um ambiente positivo contribui para a produtividade dos funcionários. Diferentemente de minimizar a importância de problemas, isso tem a ver com enfrentar desafios de forma pragmática, sem desespero. Essa atitude também vale nos momentos em que alguém apresenta uma nova ideia: mesmo que a sugestão não pareça boa o suficiente, tente se ater aos pontos que podem trazer bons resultados para a empresa.