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4 etapas para criar um plano de engajamento


A participação em mídias sociais é muito mais do que apenas ter uma conta no Twitter ou Facebook. Entenda como criar um plano de presença para a sua marca

Não há dúvidas de que todos os negócios são (ou pelo menos tentam ser) ativos nas mídias sociais. Mas, cada vez mais vamos presenciar as empresas tentando envolver o seu público sem nenhuma estratégia.

Este artigo vai leva-lo através de um simples plano de engajamento de mídias sociais de 4 etapas para você começar a trabalhar a sua marca de maneira correta.

Antes de mergulhar no plano, é importante dar um passo atrás e definir o objetivo da sua participação nas mídias sociais.

A finalidade de se engajar nas mídias sociais é uma verdade e significativa conversa de 2 vias. Uma vez que é estabelecido os objetivos de negócios, o reconhecimento da marca e a geração de leads virão naturalmente.

Agora, vamos à diversão. As 4 etapas deste plano de engajamento social: ouvir, envolver, medir e aprender. Você deve pensar nesse plano como contínuo ou cíclico, para que possa repeti-lo novamente após a quarta etapa.

Os 4 passos para conseguir engajamento nas mídias sociais.

Os 4 passos para conseguir engajamento nas mídias sociais.

#1. Ouvir

Sabe aquele ditado que fala que temos que pensar 2 vezes antes de falar? Pode ser adaptado para ouvir 2 vezes antes de twittar. Quando iniciamos o exercício de ouvir, precisamos identificar alguns pontos:

  • Quais são os pontos de audiência principais?
  • Que tipo de conteúdo o meu público acha atraente?
  • Qual o formato de conteúdo é mais consumido e compartilhado pelo meu público?

Lembre-se que a escuta não precisa ser passiva. Sinta-se livre para se envolver na escuta ativa, solicitando informações que você esteja procurando por meio de testes de formatos de conteúdo e comprimentos diferentes, usando ferramentas online de escuta como pesquisas, ou mesmo pesquisar o que interessa as pessoas.

Vamos dizer, por exemplo, que você é uma empresa de serviços de links patrocinados.

Você pode observar através da comunidade do AdWords para identificar os temas mais populares ou as questões mais discutidas e, em seguida criar conteúdo em torno de como você pode ajudar a resolver o problema.

Escute as pessoas para saber o tipo de conteúdo que elas precisam.

Escute as pessoas para saber o tipo de conteúdo que elas precisam.

#2. Engajar

Envolver consiste não apenas em criar conteúdo específico com base nas áreas ou temas de interesse identificados na fase de escuta, mas também estar disponível para participar de volta.

Na fase de engajamento inicial você pode querer explorar os canais possíveis para ter uma noção de onde o seu público gasta mais tempo e consome o seu conteúdo.

#3. Medir

Nesta etapa é hora de começar a definir quais são as suas métricas de sucesso. É importante ter tempo para definir este quadro de medição em primeiro lugar, para que seja possível determinar o fracasso, o sucesso ou as áreas de melhoria.

Dê uma olhada, para isso, no artigo de Angie Schottmuller para obter mais insights sobre como estabelecer metas para medir o ROI das mídias sociais.

#4. Aprender

A medição é inútil se não se pode aprender com ela. O objetivo da medição não é apenas entender o que aconteceu no passado, mas determinar as ações futuras.

Então, quando você está analisando suas métricas de sucesso, você pode encontrar, por exemplo, que tem um baixo nível de engajamento no Twitter.

É preciso ter métricas para que seja preciso analisar a sua presença nas mídias sociais.

É preciso ter métricas para que seja preciso analisar a sua presença nas mídias sociais.

Mas, por outro lado, você pode ter uma audiência muito maior no YouTube. Mas isso também nos leva adiante e podemos concluir que isso significa que você tem uma audiência alta, mas um baixo envolvimento nesse canal.

Utilize esse tipo de visão para rever a sua próxima interação. Se você tem a audiência, mas pouco envolvimento, peça envolvimento do seu público.

A TV Web Analytics do Google tem um grande engajamento do público, não apenas porque o apresentador é bonito, mas porque eles pedem especificamente a participação do público.

Utilize call to action por todo o seu conteúdo para promover o engajamento.

Utilize call to action por todo o seu conteúdo para promover o engajamento.

Analisando as suas métricas dessa forma podemos ter mais insights, permitindo que você repita o processo novamente, sabendo coisas específicas como:

  • A necessidade de oferecer mais conteúdo de qualidade.
  • Compreender diferentes níveis de consumo de conteúdo nos canais.
  • Segmentar seu público-alvo para atende-los de maneira diferente.
  • Como coordenar esforços semelhantes em toda sua equipe de mídias sociais.
  • Descobrir oportunidades para converter prospects em clientes.

Com este plano de 4 etapas simples para ouvir, participar, medir e aprender, nada impede que você comece agora a migrar a sua marca para as mídias sociais.

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Este artigo foi adaptado do original, “Creating a Social Engagement Plan in 4 Steps” do Search Engine Watch.

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