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5 Coisas sobre E-Mail Marketing que você precisa saber para 2012.


Nunca houve um momento tão bom para o e-mail marketing como agora.

Os sistemas anti-spams que seguram as tranqueiras indesejadas estão super parrudos. Quase nada passa por eles. Somente hoje, por exemplo, eu estou com 456 mensagens de spams na minha caixa postal de lixo eletrônico, e 56 mensagens para ler na minha caixa de entrada. 

Se você trabalha em uma empresa com departamento de tecnologia, eu tenho certeza que de cada 100 emails que você recebe, 1 ou 2 são spams. O resto tá indo direto para o lixo. 

A caixa postal eletrônica dos seus clientes nunca esteve tão limpa para receber as mensagens de e-mails da sua empresa. 

Além disso, você mesmo nunca teve tantas caixas postais de e-mails como agora. 

Se você é uma pessoa normal e digital, você provavelmente tem o e-mail da sua empresa, um e-mail pessoal, o e-mail da Facebook, o e-mail da Linkedin, e até o email do Twitter. 

Até o hábito de ler emails mudou. Antes a galera lia emails das 8 as 18 horas. Hoje a leitura é mobile, aos finais de semana, na hora do banho etc; mais de 80% dos executivos lêem 50% dos emails que recebem a partir dos seus smartphones. 

Por incrível que pareça, as pessoas ainda LÊEM email.

O teu desafio é escrever conteúdo relevante que leve os caras a ler as suas mensagens eletrônicas. 

No lado do varejo, no mundo dos Submarinos, Americanas.com, Amazon.com etc, o e-mail marketing é responsável por 70% das vendas. No lado do B2B, o e-mail marketing é responsável por iniciar 56% das vendas. Fonte: eMarketer.

Agora, tem que saber escrever & desenhar uma mensagem bacana para a turma prestar atenção em você. 

Nunca houve tantas portas de entrada para as nossas mensagens de email marketing, mas as pessoas estão ultra-seletivas e super exigentes. E-mails borings serão deletados ou ignorados. 

Confira agora algumas idéias sobre e-mail marketing para você aplicar nas suas estratégias de email:

1. Nunca compre listas de e-mails de ninguém! Eu tenho hoje 165 mil pessoas cadastradas para receber os e-mails da BIZ. Eu NUNCA comprei nenhuma lista de emails. A lista foi contruida ao longo dos anos, e-mail a e-mail, pessoas indicando para pessoas. Em 2012 não faça a burrada de comprar listas de e-mails via internet ou na banquinha de frente à padaria do seu bairro. Os provedores de internet estão com tolerância zero para esses picaretas. Além de não conseguir retorno algum dessas listas, você pode se ver na black list da internet e ter o seu site derrubado pelos provedores. 

2. Você precisa segmentar as mensagens e as listas de envio. Se você trabalha no varejo, envie mensagens sobre perfumes para quem comprou perfumes. Não faça a burrada de enviar mensagens promocionais sobre oferta de ventiladores de teto para um cliente que comprou um smartphone com você. Os atuais sistemas de gestão de e-mail marketing permitem que você crie quantas listas você quiser. Personalize, customize, envie mensagens focadas. Dessa maneira eu recomendo a você enviar até 4 ou 5 mensagens POR DIA para diferentes públicos.

Em 2012 trabalhe as segmentações!!!

Confira uma lista de segmentações “modernas” que você poderia fazer:

– Por data da compra. 

– Número de compras. 

– Valor da compra. 

– Visitas ao seu web site. 

– Visualizações do seu produto no seu site. 

– Preenchimento de formulários no seu site. 

– Pessoas que fizeram download de algum documento do seu site. 

– Compartilhou a sua mensagem com outros. 

– Clicou em algum link do seu email. 

3. Não basta ser criativo, tem que ser analista! É meu amigo… o marketeiro que não for chegado em dados e planilhas tá ferrado. Se você não manja nada de Google Analytics, procure imediatamente um curso de Google Analytics para aprender a lidar com a maçaroca de informações relevantes que podemos levantar na web sobre a nossa empresa. Em termos de e-mail marketing, você PRECISA analisar os relatórios de pós-envio.

Eu conheço um sem número de neguinho que fica enviando emails para clientes mas não tem a mínima idéia da sua taxa de abertura e leitura.

O gráfico abaixo mostra a taxa média de abertura de email marketing nos EUA. Em média 23% das pessoas abrem os emails, 5% clicam.

Como fazer para aumentar essas taxas? Tem que customizar as mensagens e personalizar os envios. 

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4. E-Mail Marketing Social. O e-mail marketing é a melhor maneira de fazer a sua mensagem ser conhecida no mercado, as redes sociais são a grande oportunidade que você tem para espalhar a mensagem.

Em 2012 você tem que integrar redes sociais e e-mail em 100%!

Inclua os botões CURTIR/TWITAR em todas as suas mensagens de email marketing. Dê aos seus leitores a oportunidade de espalhar o seu conteúdo.

Por outro lado, twite e publique as suas mensagens de e-mail marketing em todas as suas redes sociais. Além disso, inclua na fã page da sua empresa a possibilidade das pessoas cadastrem os seus emails na sua lista de envio (confira na imagem abaixo).

As redes sociais combinadas com o e-mail marketing vão acelerar o crescimento da sua base de e-mails em 50%. Como eu sei disso? Essa é a taxa de crescimento da base de emails da BIZ e dos nossos clientes quando a coisa toda está integrada. 

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5. Faça Diferente! Semanas atrás um cliente novo da BIZ que nunca havia disparado mensagens de e-mails, encheu o meu saco dizendo que os emails dele tinham que sair as terças-feiras pela manhã.

RAIOS!!

O cara NUNCA mandou e-mails na vida e acha que sabe qual é o melhor dia de envio.

Em marketing não existe certeza de nada.

Temos que TESTAR TUDO!

No final do dia, testamos o envio dos emails as terças, quartas, quintas, sábados, e descobrimos que a melhor hora e dia para enviar emails para os cliente DELE é as quarta-feiras depois das dezoito horas.

Teste TUDO, e faça DIFERENTE de tudo aquilo que o seu mercado está fazendo.

Para saber o que o seu mercado está fazendo, cadastre-se para receber as mensagens dos seus concorrentes, observe o que todos estão fazendo, e faça completamente diferente. 

Eu poderia ficar falando o ano inteiro sobre e-mail marketing, mas vou parar por aqui. Em Fevereiro tem web seminário sobre e-mail marketing, te vejo lá!

Via RSS de BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

Leia em BizRevolution. Um Novo Olhar Sobre As Mesmas Coisas.

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