X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

5 dicas para falar em público


ccae palestra

A ideia de expor-se diante de um auditório pode parecer desagradável. Os pesadelos da noite anterior à apresentação são atemorizantes: você gagueja, tropeça no palco, é vaiado ou ignorado. Mas não se preocupe. Basta ser capaz de transmitir informações com clareza e atrair a atenção dos ouvintes. Confira, a seguir, cinco dicas de Eric V. Holtzclaw, CEO da consultoria User Insight, para desenvolver a habilidade de discursar. As sugestões foram publicadas no site da Inc.

1-  Comece pelo rosto

O contato visual é o alicerce de uma boa apresentação. Tente olhar para o maior número possível de pessoas na plateia, seguindo o movimento do pêndulo de um relógio.  É reconfortante pensar que o palestrante dá importância a cada membro do público. Evite fitar o chão, para não transmitir insegurança ou falta de memória. E sorria.

2- Use seu corpo

Lembre-se: no bolso, só a carteira ou a chave de casa.  As mãos, sempre à mostra, são uma forma conveniente de atrair a atenção. Os gestos podem sinalizar ênfase, formato, direção.

Livre, leve e solto: movimente-se pelo palco e explore todo o espaço que estiver disponível. Nunca fique de costas para quem quer escutá-lo. 

3-  Potencialize a voz

Sua voz é a o instrumento principal na apresentação. Projete-a para todos os locais do auditório. Tente oscilar o tom, para que o discurso não fique monocórdio e entediante. Outra dica relevante é acertar no tempo das pausas: conte até dois após proferir algo importante ou engraçado. E atenção: é difícil, mas evite os vícios de linguagem. Muletas como “tipo”, “éééé” e “hããã” transmitem insegurança.

4- Inove

Por mais que seu discurso seja interessante, a capacidade de concentração dos ouvintes é limitada. Use a criatividade e interaja com a plateia. Vale fazer questões a ela, usar recursos multimídia e separar o público em grupos, para a realização de atividades dinâmicas.

5-  Pratique!

Sempre treine. Pode ser diante do espelho ou de uma câmera – filmar-se é uma excelente forma de avaliar o desempenho e consertar as falhas a tempo. Não desista: até o melhor palestrante já gaguejou um dia.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot