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5 razões porque um blog corporativo fracassa 1/5


Esta é a primeira parte de uma séria que explica a melhor forma de usar seu blog corporativo para que ele traga resultados

Fazer um blog corporativo está na moda. De acordo com o uma pesquisa norte-americana 2011 State of Inbound Marketing, a porcentagem de negócios que possuiam um blog corporativo cresceu de 48% para 65% entre 2009 e 2011. Isso significa que elas começaram a entender as vantagens de se ter um blog corporativo? Acho que não. Muitas empresas iniciam um blog sem ter uma visão estratégica para ele. Por isso, vamos publicar uma série de posts que irão responder por que os blogs corporativos fracassam com tanta freqüência e o que fazer para ter sucesso com o seu.

Starbucks IdeasA Starbucks tem um site para relacionamento com a comunidade de aficcionados. Você dá sua idéia para os produtos da marca. Se der sorte, eles publicam.

1. Fazer um blog sem um bom planejamento

Após alguns anos blogando eu cheguei a uma conclusão óbvia: a maioria das empresas tem um blog porque é moda ter. Alguns ainda tem um por acreditar que irá gerar tráfego orgânico novo sem que se tenha que investir muito. Aí, o que se segue é que a grande maioria dos blogs acaba não tendo um resultado imediato e os executivos perdem o interesse, deixando-o muitas vezes abandonado.

Vamos começar com a verdade crua: um blog corporativo não será um grande gerador de tráfego e pensar que ele irá ser pode ser frustrante. Entretanto, um blog é uma das ferramentas mais eficientes para se criar tráfego recorrente. Seus leitores irão voltar para ler mais conteúdo se gostarem do seu blog.

Há 3 estratégias para blogs corporativos que funcionam:

1. Blog para tornar-se um expert na sua categoria/indústria. Se você quer construir credibilidade e confiança em seu segmento, seu blog será seu melhor aliado para isso. Para tanto, você precisa publicar conteúdo relevante que use figuras, pesquisas, estatísticas, estudos deixando sua marca de lado. Alguns blogs corporativos deste tipo nunca mencionam as marcas de suas empresas no blog. Esta estratégia parece funcionar muito bem para empresas que tem como alvo clientes B2B. Ele não irá dessa forma gerar leads diretos mas irá facilitar as coisas com quem que já conheceu algum de seu conteúdo online.

2. Blog para melhorar o reconhecimento de sua marca. Esta estratégia é basicamente oposta a mencionada acima. Neste caso, você irá criar estórias que irão mencionar a marca de sua empresa e que vão fazer seus leitores conhecerem mais sobre seus produtos. Você pode criar um blog que responde a dúvidas comuns de seus consumidores e pode até finalizar seu post com um call-to-action convidando-o a testar seu produto/serviço. Depois de várias vezes visitando seu site para procurar por respostas, os leitores irão chegar a um ponto em que considerarão seu produto como uma forma de solucionar seu problema e não irão hesitar em contatá-lo, já que você foi construindo um relacionamento de confiança ao longo deste tempo.

3. Blog para criar uma comunidade ao redor da sua marca. Criar uma comunidade é uma das coisas mais difíceis para se fazer com um blog corporativo mas também é a que gerará os maiores índices de lealdade especialmente se você vende produtos de alto engajamento e tem uma audiência grande de consumidores. Os membros da comunidade serão os evangelistas com custos mais baixos que você pode ter. Eles não apenas trazem novos consumidores para sua base mas também ajudam a mantê-los na comunidade. Para trazer esses evangelistas para sua comunidade, você terá que criar conteúdo que os faça se sentir especiais. O site da Starbucks para ideias (My Starbucks ideas) é um dos melhores exemplos de um blog dedicado a construir uma comunidade: os leitores são convidados a fazer brainstorm ao redor das próximas inovações que você irá ver na Starbucks. As melhores ideias são disponibilizadas e os blogueiros da Starbucks escrevem sobre suas histórias de sucesso. Isso encoraja a comunidade a se envolver mais ainda com a promessa de que um dia sua idéia pode ser selecionada e mencionada no blog.

Portanto, criar um blog corporativo requer uma boa preparação: uma estratégia de mídias sociais não é como um plano de marketing padrão. Você primeiro precisa definir quais são seus objetivos e identificar como seu blog pode ajudar a trazer valor a sua oferta de marketing atual. Entretanto, o plano é apenas uma fase inicial no processo todo. A parte mais complicada é quando você começa a implementá-lo…

Não perca a segunda parte deste post em breve.

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